Vitória vence o Fortaleza e segue com chance de classificação na Copa do Nordeste
Esporte e lazer Futebol

Vitória vence o Fortaleza e segue com chance de classificação na Copa do Nordeste

O Vitória derrotou o Fortaleza por 1 x 0 e manteve “viva” a esperança de classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste. Na noite deste sábado (23), Matheuzinho marcou de pênalti o único gol na Arena Castelão (CE). Com o resultado, o time baiano foi a 11 pontos e subiu para a terceira colocação do Grupo A.

Depois de 22 anos, o Leão voltou a vencer a equipe cearense fora de casa e quebrou um tabu de 17 anos sem marcar contra o adversário. Agora, o Rubro-Negro terá que torcer por tropeços de River-PI, Ceará e Botafogo-PB para seguir no G-4 do Regional.

No próximo desafio, o Vitória recebe o Treze-PB no Barradão. As equipes entrarão em campo quarta-feira (27), às 21h30, pela última rodada da fase de grupos do Nordestão.

O JOGO

Primeiro tempo

O Vitória começou melhor no jogo, valorizando a posse de bola e com uma postura agressiva – empurrou o Fortaleza para o campo de defesa. Porém, o Rubro-Negro não conseguiu ser efetivo e a sua melhor chance foi em falta cobrada por Camutanga. A partir dos 15 minutos, o Leão do Pici equilibrou a partida e começou a assustar a defesa baiana. Marinho, Moisés e Calebe obrigaram o goleiro Lucas Arcanjo a fazer ótimas defesas para evitar o gol cearense. Fim da primeira etapa com o zero no placar.

Aos três minutos, Marinho lançou em profundidade para Pedro Rocha na esquerda. O atacante ganhou de Wagner Leonardo na corrida, mas chutou por cima da meta.

Aos 10, Camutanga soltou o pé em cobrança de falta e o goleiro João Ricardo rebateu o chute. Na sobra, Alerrandro finalizou, mas a defesa desviou para fora.

Quase! Aos 16 minutos, Moisés cobrou escanteio rápido para Marinho, que bateu cruzado, porém a bola passou perto da trave esquerda.

Defesaça! Aos 26, Moisés recebeu na entrada da área, limpou a marcação e chutou forte, mas Lucas Arcanjo espalmou o perigo para longe.

Aos 36 minutos, após bate-rebate na meia-lua, a bola sobrou para Calebe, que finalizou cruzado para a ótima defesa do goleiro rubro-negro.

Segundo tempo

A intensidade das equipes caiu na volta do intervalo. Vitória e Fortaleza não conseguiram imprimir um ritmo forte para chegar ao gol. A primeira boa oportunidade da segunda etapa só veio aos 25 minutos, em cabeçada de Matheuzinho após cruzamento de Léo Naldi. A partida estava se encaminhando para um zero a zero “morno”, mas aos 33, Pochettino meteu a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Matheuzinho bateu no meio para inaugurar o marcador. O Leão do Pici acordou depois do gol sofrido e tentou amenizar o prejuízo, mas sem sucesso. Fim de jogo e festa rubro-negra na Arena Castelão.

Aos 25 minutos, Léo Naldi cruzou pela direita e Matheuzinho apareceu entre a marcação para cabecear, mas a bola passou rente à trave e saiu.

Gol do Vitória! Aos 33, Patric Calmon cobrou falta na área, Pochettino meteu a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Matheuzinho bateu forte no meio e abriu o placar.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 0 x 1 Vitória
Copa do Nordeste – 7ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 23/03/2024 (sábado)
Horário: 20h30
Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira (AL)
Assistentes: Maxwell Rocha Silva (AL) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
Quarto árbitro: Renato Pinheiro (CE)

Gol: Matheuzinho (Vitória)
Cartões amarelos: Marinho e Pochettino (Fortaleza) / Rodrigo Andrade (Vitória)

Fortaleza: João Ricardo; Dudu, Titi ©, Kuscevic e Bruno Pacheco (Escobar); Zé Welison (Pochettino), Kauan, Calebe (Yago Pikachu); Marinho, Moisés (Machuca) e Pedro Rocha (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca ©, Wagner Leonardo, Camutanga (Zapata) e Patric Calmon; Willian Oliveira, Léo Naldi (Jean Mota) e Rodrigo Andrade (Luan Vinícius); Matheuzinho, Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé

Fonte: M1 | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória