O Vitória até tentou quebrar o jejum de quase 10 anos sem vencer o Botafogo no Barradão, mas o tabu continua. Nesta quinta-feira (11), o Fogão, que já tinha sido algoz do Rubro-Negro este ano na Copa do Brasil, foi superior e fechou o placar em 1 x 0.
Após um primeiro tempo equilibrado, o confronto ficou mais animado na segunda etapa. Logo aos 10 minutos, Eduardo isolou pênalti cometido por Alerrandro, porém, não fez falta. Na sequência, Willean Lepo saiu jogando errado e Savarino balançou as redes para dar a vitória aos visitantes.
Com o resultado na 16ª rodada, o Leão segue na 15ª posição com 15 pontos – a três do Corinthians, que está em 17º e tem dois triunfos a menos.
O Brasileirão continua e o Vitória volta a entrar em campo contra o Fortaleza, às 21h30 da próxima quarta-feira (17). A partida, válida pela 17ª rodada, será na Arena Castelão (CE).
O JOGO
Primeiro tempo
Partida com muita marcação e poucas jogadas perigosas. As equipes fizeram uma primeira etapa equilibrada, mas que não se traduziu em oportunidades claras de gol. O Vitória até balançou as redes com Alerrandro logo no início, mas o lance não valeu por falta de Wagner Leonardo no goleiro John. Depois, o Botafogo ensaiou um domínio e sua melhor chance foi em cabeçada de Alexander Barboza. No fim, Matheuzinho também finalizou de cabeça, porém, sem perigo. Placar zerado no intervalo.
No primeiro minuto, Matheuzinho cobrou escanteio, a bola passou por John e Alerrandro completou de barriga para o gol. Porém, Wagner Leonardo fez falta no goleiro carioca antes e o gol não foi validado.
Quase! Savarino bateu falta na segunda trave aos 13 e Alexander Barboza testou firme, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora.
Aos 38 minutos, Lucas Esteves fez o cruzamento e Matheuzinho subiu entre dois marcadores para cabecear. Bem posicionado, John defendeu no centro da meta.
Segundo tempo
O jogo ficou mais animado após o intervalo. As equipes tiveram duas chances claras logo aos quatro minutos, mas não tiveram sucesso. Na sequência, o Botafogo teve uma oportunidade ainda melhor, porém, Eduardo isolou o pênalti sofrido por Gregore. No entanto, não fez falta. Willean Lepo saiu jogando errado e, após rebote de Lucas Arcanjo, Savarino inaugurou o marcador. No fim, o Rubro-Negro desperdiçou duas ótimas chances, mas uma parou no goleiro adversário e a outra no travessão. Fim da partida e festa dos visitantes no Barradão.
Aos quatro minutos, Lucas Esteves começou a jogada na defesa, tocou para Alerrandro no meio e partiu em velocidade para receber. Perto da meia-lua, o lateral-esquerdo limpou a marcação, mas chutou mal e mandou por cima da meta.
A resposta alvinegra foi rápida! Na sequência, Júnior Santos recebeu lançamento em profundidade nas costas da defesa e invadiu a área. Na hora do arremate, PK travou a finalização e “salvou” o goleiro Lucas Arcanjo.
Perdeu! Aos 10 minutos, Alerrandro fez falta em Gregore e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Eduardo mandou para longe a chance de abrir o placar no Barradão.
Gol do Botafogo! Willean Lepo saiu jogando errado aos 16, Tchê Tchê recuperou a bola e bateu para a defesa de Arcanjo. No rebote, Savarino completou para o fundo das redes.
Defesaça! Aos 43 minutos, Jean Mota cobrou falta na cabeça de Wagner Leonardo, que testou firme, mas John espalmou para escanteio.
Que chance! Na cobrança, Lepo desviou na primeira trave e Jean Mota completou sozinho, porém, a bola explodiu no travessão.
FICHA TÉCNICA
Vitória 0 x 1 Botafogo
Série A – 16ª rodada
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 11/07/2024 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Quarto árbitro: Júlio César Pfleger (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Gol: Savarino (Botafogo)
Cartões amarelos: Muriel e Janderson (Vitória) / Eduardo, Mateo Ponte e Diego Hernández (Botafogo)
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Willean Lepo, Wagner Leonardo © e PK (Janderson); Willian Oliveira (Jean Mota), Luan Santos (Zé Hugo) e Léo Naldi (Fábio); Matheuzinho, Lucas Esteves e Alerrandro (Everaldo). Técnico: Thiago Carpini
Botafogo: John; Mateo Ponte (Damián Suárez), Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal; Gregore, Marlon Freitas © (Diego Hernández) e Eduardo (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Óscar Romero), Savarino e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge
Fonte: M1 | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória