Vitória da Conquista perde espaço no Governo da Bahia
Conquista e Região Poder

Vitória da Conquista perde espaço no Governo da Bahia

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, tem anunciado aos poucos a definição dos nomes que assumirão cargos importantes em sua gestão. Todo secretariado (primeiro escalão) foi divulgado em dezembro de 2022, e a primeira rodada de definições do segundo escalão foi anunciada na última sexta-feira (6). Vitória da Conquista, apesar de ter dado a Jerônimo mais de 74 mil votos nas eleições e contar com relevante atuação de partidos da base aliada como PCdoB, MDB, PSB, além do próprio PT, não conseguiu garantir até o momento nenhum quadro do município no governo estadual.

Ressalta-se que, entre os 21 primeiros nomes já divulgados para o segundo escalão, está Regina Afonso como Diretora da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Embora não seja conquistense, Regina já residiu no município por alguns anos. Ela fez parte do governo Guilherme Menezes de 1997 a 2003, quando foi convidada a atuar no Governo Federal, na gestão do Presidente Lula. Em 2015, já no governo Rui Costa, no Estado da Bahia, assumiu a Direção Geral da Fundac, cargo no qual permanece desde então.

No primeiro governo de Rui Costa (2015 a 2018), Vitória da Conquista conseguiu emplacar um nome para o primeiro escalão: Geraldo Reis, que foi Secretário Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e depois Secretário Estadual de Meio Ambiente; e 2 nomes para o segundo escalão: Regina Afonso na Fundac, como já citado, e Elias Dourado na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

No segundo mandato de Rui (2019 a 2022), o município já começava a perder espaço no Governo do Estado. No primeiro escalão, Abel Rebouças assumiu apenas por um período a Secretaria Estadual de Agricultura; e como diretores apenas Regina Afonso, que permaneceu na Fundac, e Wilson Dias na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Radialistas conquistenses como Deusdete Dias e Jânio Freitas e analistas políticos como o Wilton Cunha têm apontado o pouco espaço de Conquista no Governo Estadual como “falta de respeito com a terceira maior cidade da Bahia”. Além da votação a Jerônimo, Conquista conta com consolidados mandatos de deputados da cidade: Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB) – estaduais, e Waldenor Pereira (PT) – federal. Sendo reeleitos na última eleição com 87.695 votos (Zé Raimundo), 57.903 (Fabrício), 113.110 ( Waldenor).

Nomes da região sudoeste ganham força – Enquanto Vitória da Conquista aparenta estar perdendo espaço no Governo da Bahia, novas lideranças da região sudoeste passam a se destacar. Dr. Pedrinho (PCdoB), atual secretário executivo do Consórcio do Rio Gavião e ex-candidato a prefeito de Encruzilhada, tem o nome ventilado para compor a gestão de Jerônimo. Cerca de 20 funções do segundo escalão ainda estão em aberto. A lista completa deve ser divulgada pelo governador até o final desta semana.

Fonte: Blog do Sena | Foto: Divulgação