Neste 15 de outubro, Dia do Professor, a Prefeitura de Vitória da Conquista celebra a data destacando uma série de ações voltadas à valorização dos profissionais da educação. Com a implantação do Prêmio EducAção Conquista, formação continuada, melhorias na infraestrutura das escolas e no transporte para os professores que atuam na zona rural, a Prefeitura reafirma o compromisso com quem faz a diferença na sala de aula.
Prêmio EducAção Conquista e formação continuada – O Programa de Premiação à Eficiência Educacional tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desempenho de professores, alunos e escolas da rede municipal de ensino que demonstrarem avanço e melhoria nos resultados educacionais, em especial no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Projeto de Lei denominado Prêmio EducAção Conquista, encaminhado à Câmara pela Prefeitura,l foi aprovado na última sexta-feira, 10.
Ainda sobre formação continuada dos profissionais de educação, Vitória da Conquista foi contemplada, no dia 6 de junho, com a inauguração do Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna. De junho a setembro de 2025 já aconteceram 305 formações com a participação de 19.284 servidores da educação.

Formação sendo realizada no Auditório do Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna
Outro importante projeto é o “RH em Ação: Formação e Valorização”, que promove capacitações para professores, coordenadores, gestores escolares e demais servidores da Smed. O programa tem como foco o aperfeiçoamento profissional, a gestão humanizada e a integração entre prática pedagógica e função social da escola.
Foi criada também a Comissão de Educação Digital, preparando as escolas para o letramento midiático e tecnológico conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além disso, o Plano Municipal de Educação segue assegurando o incentivo à pós-graduação e especialização dos docentes, fortalecendo a qualidade da educação pública no município.
A entrega de kits pedagógicos aos alunos é outra importante iniciativa que garante auxílio ao trabalho dos professores em sala de aula e melhor aprendizagem dos alunos.
Transporte de professores da zona rural – Para garantir deslocamento seguro e de qualidade para os professores, a Prefeitura contratou, por meio de licitação, a Rota Transporte para transportar 547 docentes da zona urbana para 36 escolas localizadas na zona rural. A frota é composta por 51 veículos: seis ônibus rodoviários com ar-condicionado e poltronas reclináveis, 17 micro-ônibus rodoviários também equipados com ar-condicionado e poltronas reclináveis, e 28 vans.
- Cmei Simão…
- … é a 95ª unidade de ensino revitalizada
Melhorias na infraestrutura das escolas – Nos últimos anos, a Prefeitura intensificou as ações de reforma, ampliação e manutenção das escolas municipais, garantindo espaços mais acolhedores e adequados para o ensino e aprendizagem. Já são 95 escolas reformadas. Só este ano já foram entregues seis. Nesta quinta-feira (16) acontece a entrega de mais uma unidade, o Cmei Maria de Lourdes Torres Domingos.
Mais de 160 ordens de serviço foram executadas neste ano, contemplando escolas urbanas e da zona rural, como a Escola Municipal Professora Helena Cristália Ferreira e diversos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Essas melhorias refletem o compromisso da gestão em oferecer ambientes seguros e confortáveis, valorizando não apenas o trabalho dos educadores, mas também o desenvolvimento dos estudantes.
Reconhecimento e compromisso – A Smed tem em seu quadro de 4.723 servidores, um total de 2.023 professores. O Governo Municipal parabeniza todos esses profissionais pelo compromisso com a educação, pela dedicação diária e pelo papel fundamental na formação de crianças, jovens e adultos.
“A valorização do professor é um investimento essencial no futuro de nossas crianças e adolescentes. Temos um compromisso com a educação como instrumento de transformação social, acreditando que é por meio dela que construiremos uma sociedade mais justa e igualitária. Cada avanço conquistado por essa categoria representa não apenas um reconhecimento individual, mas um passo importante no desenvolvimento coletivo”, destacou a prefeita Sheila Lemos.
- Prefeita Sheila Lemos
- Secretário Edgard Larry
Segundo o secretário Edgard Larry, Vitória da Conquista se orgulha de cada história que nasce das mãos dos professores: “Porque em cada escola municipal há um pedaço de esperança sendo lapidado no silêncio do seu trabalho. O professor ensina mais do que conteúdos, ensina a sonhar, a questionar, a acreditar, por isso, o nosso respeito, carinho e gratidão, porque ensinar é antes de tudo um ato de amor, e o amor, este sim, é a maior lição que o mundo pode aprender”.
A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Edna Gomes, Lucelle Ferraz, disse que ser professora é mais do que exercer uma profissão, é responder a um chamado movido pelo cuidado, pela escuta e pela esperança em um mundo melhor. “Sinto um orgulho imenso por fazer parte da equipe de educação do nosso município, contribuindo todos os dias para transformar vidas por meio do ensino, porque ensinar é também aprender sobre empatia, diversidade, paciência e, principalmente, sobre o poder da educação em transformar realidades”.
- Lucelle (arquivo)
- Camila (arquivo)
Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Camila Moreira entende que ser professora é ir além do ensinar. “Antes é sentir a essência dos meus alunos e dessa forma inspirar. Estudei por dez anos em uma escola da rede municipal e sempre tive vontade de retribuir tudo que a escola me proporcionou, e hoje faço parte dessa rede que muito me ensinou. Sei de todos os desafios que a docência enfrenta, mas antes de qualquer coisa, tenho satisfação de fazer parte dessa rede, atuando diretamente na formação e no desenvolvimento dos meus alunos e transformando a vida deles, mesmo que de forma mínima, mas sempre de maneira constante”.
A Prefeitura reforça o compromisso de seguir trabalhando para garantir respeito, valorização e melhores condições de trabalho aos profissionais que constroem o conhecimento e transformam vidas todos os dias.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC