Vitória da Conquista acumulou mais de 25 mm de chuva nas últimas 72 horas e segue com alerta laranja até domingo
Clima Dia a Dia

Vitória da Conquista acumulou mais de 25 mm de chuva nas últimas 72 horas e segue com alerta laranja até domingo

Vitória da Conquista segue em alerta laranja até este domingo (12). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Com alerta desde o início da semana, o município registrou pancadas isoladas na segunda, terça e quarta-feira, e a partir de quinta-feira a chuva se espalhou por toda a região. Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam um acumulado de 25,08 mm/h de chuva, em média, nas últimas 72 horas. Neste período, o bairro com maior acúmulo de chuva foi o Bruno Bacelar que já registrou 28,09 mm/h.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas estão brandas, dentro do esperado para esta semana. Nestas condições, até este sábado, 10h da manhã, não houve registros de ocorrência por conta das chuvas. O engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Quiroz, informou que a equipe segue monitorando as áreas mais críticas da cidade que costumam registrar alagamento, como a região da Lagoa das Bateias.

Para acompanhar a situação das chuvas e responder às emergências com o máximo de celeridade possível, a Prefeitura instituiu o Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise, por meio do decreto 23.516/2025. Conforme o documento, compete ao Município a preservação do bem-estar da população, sobretudo das pessoas que vivem em regiões atingidas por eventos adversos. O comitê conta com representantes da Defesa Civil Municipal e de todas as secretarias de governo, além de outros órgãos, como Corpo de Bombeiro e Embasa, podendo ser convocado a qualquer tempo pelo representante do Gabinete Civil.

Na manhã de hoje, membros do Comitê estiveram no Santa Cruz, nos caminhos 1 e 2, final da Av. Recife, onde verificaram esgoto estourado. A Embasa já foi informada. Houve também uma erosão no asfalto em um retorno da BR-116, nas imediações do bairro Comveima. Com orientação da Seinfra, o Simtrans fez o bloqueio do trecho.

Cuidados:

Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

As pessoas podem ligar para a Defesa Civil (telefone 199), entrar em contato pelo WhatsApp (77) 98856-5070 ou acionar também o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em situação de risco de alagamento, desabamento ou outra situada relacionada à chuva.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC