Vestibular Uesb 2022: Veja dicas para sair bem nas provas
Educação

Vestibular Uesb 2022: Veja dicas para sair bem nas provas

Nos dias 5 e 6 de junho, cerca de oito mil candidatos irão realizar as provas do Vestibular Uesb 2022 em busca de um único sonho: ingressar no Ensino Superior público e de qualidade. São 1.264 vagas abertas em 47 cursos de graduação, disponíveis nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Estudo e ansiedade marcam a rotina de muitos desses estudantes. Mas, nessa reta final, é importante ficar atento a algumas questões crucias para auxiliar no bom desempenho. Por isso, acompanhe as dicas reunidas abaixo para tranquilizar e entregar o seu melhor.

Os locais de prova já foram liberados. O primeiro passo é acessar o site do Instituto Avalia e, com o número de inscrição em mãos, conferir exatamente onde você fará as provas do Vestibular Uesb. A dica é ir até o local com antecedência. Assim, você conhecerá melhor o trajeto e até pode definir uma melhor rota com mais tranquilidade.

Nos dias das provas, é necessário apresentar carteira de identidade original recente ou equivalente e o cartão de vacinação contra a Covid-19 atualizado (a imunização precisa estar em dia). Quanto aos aparelhos eletrônicos, como o celular, todos devem ser recolhidos na entrada da sala de prova. É importante, ainda, verificar se os aparelhos foram desligados e não estão com alarme programado. Caso algum deles venha a tocar, o candidato será desclassificado do processo seletivo.

E a hora da prova? – Não dá para perder. Em horário local, os portões abrem às 7h10 e fecham às 7h50. As provas terão início às 8 horas. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, além de elaborar uma Redação. Já no segundo dia, serão 4 horas para solucionar as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

É hora de manter a calma – Na jornada em busca de uma vaga na universidade pública, a ansiedade não pode ser parceira. Para te ajudar a manter a calma, respirar melhor e não deixar que essas questões interfiram no seu desempenho, conversamos com Romildo Chaves, instrutor de Meditação e coordenador do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais) da Uesb.

A prática de atividade física, o aprendizado de exercícios de respiração, uma boa noite de sono e a importância de relaxar no dia anterior, sem acúmulo de estudos, são algumas das recomendações. “Procure manter o foco nos pontos positivos. Concentre-se sempre no sucesso para evitar os pensamentos negativos e autodepreciativos. Dessa forma, você será capaz de chegar no dia da prova com mais convicção de que conseguirá a aprovação, o que o ajudará a alcançar um estado de relaxamento para ter um bom resultado”, orienta Chaves.

Todas essas dicas de relaxamento e seus benefícios estão no episódio 22 do nosso podcast “Por dentro da Uesb”.

Mais informações sobre o Vestibular Uesb 2022 estão disponíveis no site do processo seletivo e nos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo telefone (73) 3528-9695, pelo e-mail [email protected] ou, ainda, pelo WhatsApp (77) 3424-8721, em horário comercial.

Fonte: Ascom/UESB | Foto: Divulgação/UESB