Um sonho que se tornou realidade, diz comunidade do Simão sobre reforma da Escola Municipal Zélia Saldanha
Dia a Dia Educação

Um sonho que se tornou realidade, diz comunidade do Simão sobre reforma da Escola Municipal Zélia Saldanha

A reforma da Escola Municipal Zélia Saldanha é um sonho que se tornou real. As palavras são da própria comunidade que prestigiou o ato de entrega da unidade, nessa quinta-feira (23), após uma revitalização completa que custou aos cofres públicos do município um investimento de quase R$ 500 mil. Essa é a 76ª escola reformada pelo Governo Municipal em três anos, nos mesmos moldes.

As melhorias na estrutura escolar estão presentes desde a entrada do pátio, passando pelas salas de aula até os banheiros. Um dos pontos fortes da revitalização foi a cobertura metálica do pátio, que agora possibilita uma área para atividades recreativas sem exposição ao sol e à chuva. Além disso, a escola recebeu pintura geral e lúdica.

Ana Clara e Ana Beatriz

Para a estudante do 7º ano, Ana Beatriz Santos Almeida, 13,  com a cobertura ficou melhor. “Antes era muito sol e quando chovia pingava na gente. Agora conseguimos passar o intervalo no pátio”, afirmou. Além disso, ela destacou que as salas de aula estão lindas e com ventilação, depois da instalação dos novos ventiladores.

Ana Beatriz Santos Almeida, 12, também do 7º ano, é outra que está contente com a revitalização da Escola Municipal Zélia Saldanha. Conforme disse, as salas de aula ganharam forro e janelas, e os banheiros foram pintados. “Eu gostei muito porque reformou tudo. Colocaram espelhos nos banheiros e cadeiras novas nas salas”.

Mãe da aluna Raquel Lemos, 11, e de dois ex-alunos da instituição, Nayenne Lemos relatou que agora os estudantes estão mais motivados porque o ambiente está agradável. “Comparando com anos atrás, de como a escola era e como está, é um marco. Parabéns para a escola e para a prefeita”, comentou. Além disso, ela ressaltou a importância dos alunos conservarem esse espaço, porque não depende somente da prefeita e dos funcionários da Zélia Saldanha.

Para o professor de Língua Portuguesa, David Cabral, que trabalha na unidade escolar há dois anos, é satisfatório fazer parte desse momento de readequação estrutural, porque essas transformações beneficiam os alunos e os servidores. “Eu parabenizo a prefeita Sheila Lemos e toda a sua equipe por darem esse passo tão importante para o contexto escolar e para a comunidade do Simão, que necessita desse olhar voltado para a área educacional e para outras áreas que integralizam a existência humana”, comentou o educador.

Leci Mendes

As palavras de alunos, pais e professores se somam às da diretora Leci Mendes, que em seu depoimento relatou seus 35 anos de trabalho no serviço público sem nunca ter visto tanto investimento em reformas de escola, transformando  sonhos em realidade. “Eu digo aqui para vocês e é um testemunho: todo o trabalho que vem sendo feito em Vitória da Conquista, principalmente na área da educação, a gente nunca viu. Eu sou funcionária pública há 35 anos e eu nunca vi isso acontecer. Essa nossa escola é de número 76 revitalizada e eu sei que tem muito mais por aí. Estou aqui em nome da comunidade de Simão e de Campinhos para agradecer”, discursou.

Fonte: PMVC | Fotos: PMVC