Nesta quinta-feira (27), as aulas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão retomadas após o fim da greve dos professores. A reitoria da universidade comunicou a decisão na noite de quarta-feira (26), informando que o Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub Sindicato) havia encerrado a paralisação.
Ainda em comunicado, a reitoria informou que o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) se reunirá em 3 de julho para deliberar sobre os ajustes necessários no calendário acadêmico. Procurada pela reportagem para esclarecer se o retorno imediato das aulas representa a continuação do semestre interrompido ou o início de um novo, a assessoria da UFBA não deu respostas específicas.
Os docentes da universidade decidiram pelo fim da greve, que começou em 29 de abril, durante uma assembleia realizada na segunda-feira (26), no auditório do Pavilhão de Aulas Professor Felipe Serpa, no campus Ondina. A decisão foi unânime entre os professores de Vitória da Conquista, com apenas duas abstenções e um voto contrário dos docentes da capital.
A greve foi marcada por votações recorrentes sobre a retomada das aulas, com os professores reivindicando reajuste salarial para 2024, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além da recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
O governo propôs um reajuste zero em 2024, devido a limitações orçamentárias, mas ofereceu uma elevação do reajuste linear até 2026, passando de 9,2% para 12,8%, com 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, proposta que foi aceita pelo Comando Nacional de Greve.
Fonte: AloAloBahia | Foto: Divulgação