SP confirma dois casos da nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido
Corona Vírus Saúde

SP confirma dois casos da nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido

Autor: BNoticias | Foto: Roberto Parizotti / Fotos Públicas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira (4), os dois primeiros casos no Brasil da variante do novo coronavírus identificada inicialmente no Reino Unido.

A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, vinculado à secretaria estadual, após o sequenciamento genético de amostras encaminhadas pelo laboratório privado Dasa no sábado (2).

Uma das pessoas com resultado positivo é uma mulher de 25 anos, residente em São Paulo e que se infectou após contato com viajantes que passaram pela Europa e estiveram no Brasil. Ela começou a apresentar sintomas no dia 20 de dezembro, com dor de cabeça, garganta, tosse, mal estar e perda de paladar, com exame realizado em 22 de dezembro.

O outro é um homem de 34 anos e a equipe de Vigilância Epidemiológica está investigando o histórico do caso, bem como local de moradia e sintomas.

Até o momento, não há comprovação científica de que a variante britânica encontrada no Brasil seja mais virulenta ou transmissível em comparação a outras previamente identificadas. Segundo a secretaria paulista, o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos, em virtude de fatores demográficos e climáticos.