Sinjorba solidário com o blogueiro Antônio Sena que apanhou no protesto do fechamento da ACATACE.Em Vitória da Conquista.
Dia a Dia Violência

Sinjorba solidário com o blogueiro Antônio Sena que apanhou no protesto do fechamento da ACATACE.Em Vitória da Conquista.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se solidarizam com o jornalista Antônio Andrade Sena, editor do Blog do Sena, com sede em Vitória da Conquista (BA). Ele foi vítima de xingamentos, ameaças e agressões nesta sexta (30), enquanto fazia uma cobertura jornalística.

As agressões aconteceram durante o fechamento do Centro de Abastecimento (CEASA), que funcionava na Avenida Juracy Magalhães, em Vitória da Conquista. O Espaço foi fechado pela prefeitura municipal, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), que pediu a interdição do local por risco de incêndio, ausência de licença do Corpo de Bombeiros e falta de licenças da Vigilância Sanitária.

Segundo relato do colega ao Sindicato, ele foi cercado por cerca de 50 pessoas, recebendo um tapa na cabeça. Sena disse que no momento da confusão os permissionários do espaço alegaram que o Blog foi culpado pelo fechamento do Centro. Para deixar o local em segurança ele teve de ser escoltado até o seu carro por agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

O Sinjorba e a Fenaj lamentam o clima de agressividade contra o jornalismo e os jornalistas que, lamentavelmente, tem tomado ares de epidemia no Brasil. Garantida pela Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, a liberdade de imprensa é uma conquista da democracia e garante o direito do cidadão à informação imparcial.

As entidades manifestam sua solidariedade e apoio a Antonio Sena e pautará o episódio na próxima reunião da Rede de Combate à Violência contra Profissionais de Imprensa. O fórum, criado pelo Sinjorba e pela ABI-Bahia, é composto pela Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, OAB-BA e veículos de imprensa.

Fonte: Sinjorba | Foto: Arquivo