Secretário da Saúde de SP diz que CoronaVac não atingiu 90% de eficácia em testes no Brasil
Corona Vírus Saúde

Secretário da Saúde de SP diz que CoronaVac não atingiu 90% de eficácia em testes no Brasil

“Não atingiu 90% (nos testes no Brasil), mas está em níveis que nos permitem fazer uma redução de impacto de doença na nossa população”, afirmou Gorinchteyn

Autor: Danielle Campos,Metro1 | Foto : Reprodução/Globo News

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou ontem (24) que a CoronaVac, vacina contra o coronavírus, não atingiu 90% de eficácia em testes realizados no Brasil. Ainda nesta quinta-feira, foi divulgado que a vacina obteve 91,25% de eficácia na Turquia.

“Não atingiu 90% (nos testes no Brasil), mas está em níveis que nos permitem fazer uma redução de impacto de doença na nossa população”, afirmou Gorinchteyn, destacando que o percentual é superior ao mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A divulgação foi feita após polêmica por conta do atraso no anúncio dos resultados. A taxa obtida no Brasil deveria ter sido divulgada na quarta-feira (23) pelo Instituto Butantan mas, segundo o instituto, o laboratório chinês Sinovac pediu adiamento do anúncio. A empresa quer analisar os dados dos testes para entender percentuais diferentes obtidos nos países onde o imunizante é testado.