A partir desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará o atendimento para cadastro de novos usuários do Programa de Automonitoramento da Glicemia Capilar (PAMGC), nas Farmácias da Família I e II, com intuito de garantir a integralidade do cuidado em saúde das pessoas que convivem com a diabetes mellitus.
Nesta primeira etapa, poderão se cadastrar no Programa, até o dia 20 de março, as pessoas que fazem uso de insulina ou gestantes acompanhadas pelo Pré-Natal de Alto Risco (PNAR).
Os usuários de insulina devem apresentar, no momento do cadastro, documento pessoal com foto, prescrição de insulina atualizada (com data de até seis meses), e Cartão SUS vinculado à base de dados de Vitória da Conquista.
As gestantes acompanhada pelo Pré-Natal de Alto Risco, além desses documentos, devem apresentar também o relatório da equipe de saúde assistente indicando que está PNAR ou prescrição de insulina atualizada (com data de até seis meses), quando utilizar.
O atendimento ocorrerá mediante agendamento, diretamente nas Farmácias da Família, para proporcionar mais comodidade e melhor atendimento aos usuários. Aqueles que residirem no lado oeste da cidade, deverão realizar agendamento na Farmácia da Família I, situada no cruzamento entre as avenidas Deraldo Mendes e Boa Vontade.
Já os usuários que residem na zona rural ou no lado leste da cidade deverão realizar agendamento na Farmácia da Família II, localizada na Praça Vitor Brito, nº 6, Centro.
“Como acontece desde o ano passado, o atendimento aos novos usuários ocorrerá de forma centralizada nas Farmácias da Família, devido ao serviço também ofertar atendimento clínico farmacêutico e alguns exames complementares essenciais para o acompanhamento destes pacientes. Após o atendimento inicial, esses usuários também poderão procurar uma das 13 farmácias das Unidades de Saúde da Zona Urbana que possuem na equipe um profissional farmacêutico”, explicou Pablo Maciel, farmacêutico da SMS.
Sobre o Programa – O automonitoramento da glicemia capilar é reconhecido como medida fundamental para o controle diário da glicemia e da diabetes. O município fornece o aparelho glicosímetro, e faz a distribuição periódica das tiras e lancetas aos usuários cadastrados no programa.
Atualmente, o PAMGC possui cerca de 3.000 usuários cadastrados, e aproximadamente 1.200 deles foram cadastrados no ano de 2022, quando a meta anual estabelecida era de 400 usuários, ou seja, número de cadastros três vezes maior que a meta. Estima-se que a demanda para o ano de 2023 seja de 500 novos usuários e a SMS pretende atender 100% desta demanda.
Fonte: Da Redação | Fotos: Ascom/PMVC