O pão, um dos alimentos mais antigos e consumidos do mundo, ganhou destaque nesta terça-feira (19) com a realização de um curso gratuito promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com ênfase em pães especiais e massas salgadas, o curso oferece oportunidades de empreendedorismo e autonomia às mulheres de Vitória da Conquista.
A Secretaria da Mulher está instalada em um imóvel residencial com uma cozinha propícia para cursos com esta temática, onde cerca de 20 mulheres receberam instruções do professor Luan Lima, especialista em panificação pelo Senai. Ele destacou que apesar de ser um curso básico, oferece um entendimento sobre as técnicas para a produção artesanal de pães. “É importante entender sobre a farinha, a fermentação e os processos de panificação. Nossa cidade tem muitas empresas que trabalham com produtos ultra processados e aditivos químicos. Oferecer um serviço mais artesanal e bem trabalhado é uma boa estratégia para entrar no mercado”, explicou Luan.
Entre as participantes está Jamile Cavalcante, que apesar de já ter experiência com pães, viu no curso uma oportunidade de aperfeiçoamento. Ela expressou surpresa ao conhecer os serviços da Secretaria da Mulher e ressaltou a importância do espaço. “Vi o anúncio do curso nas redes da Prefeitura e não hesitei. Venho de uma família com um histórico de violência doméstica, e acho este lugar de extrema importância para a sociedade”, declarou Jamile.
Melry Amaral, coordenadora de Autonomia e Políticas Transversais da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, ressaltou que o curso, de 16 horas de duração, foi planejado para oferecer não apenas uma oportunidade de empreender, mas também para facilitar o cotidiano das participantes. “Pensamos em um espaço onde as mulheres se sentissem acolhidas e em casa. Temos uma cozinha que permite a prática e o aprendizado de forma confortável”, adicionou Melry.
A iniciativa da SMPM visa habilitar as mulheres a desempenhar um ofício e empoderá-las, proporcionando-lhes autonomia financeira. Além do curso de panificação, também será realizado, no próximo dia 28, na sede da SMPM, um curso de confeitaria avançada. Devido à grande procura, as inscrições já esgotaram.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC