Romaria 2022: Já em clima de despedida, romeiros tomam as ruas de Bom Jesus da Lapa
Religião

Romaria 2022: Já em clima de despedida, romeiros tomam as ruas de Bom Jesus da Lapa

A Romaria do Bom Jesus da Lapa tem algumas características diferentes de todas as outras que acontecem no município. Além de receber o maior número de visitantes, cerca de 600 mil, os romeiros ficam espalhados em vários pontos da cidade. Além da estrutura do poder público e do comércio que se preparam com maiores estruturas para atender os visitantes, as ruas de Bom Jesus da Lapa se tornam um mercado popular.

Com a estruturas ampliada, os visitantes passaram a ter mais espaço para fazer suas compras e visitar. Já na parte cultural, aconteceram eventos nos principais pontos turísticos da cidade com o Projeto Viva Padre Francisco, além do Show dos Romeiros. Isso atraiu a atenção dos romeiros, que visitam a cidade tanto para rezar, como também para se divertir nesse período.

E neste sábado(6), dia da festa do Bom Jesus da Lapa, maioria dos romeiros que ainda estão na cidade, aproveitam para faze suas compras, tomando conta das ruas da cidade e do santuário, já em clima de despedida. “Nossa caravana acordou cedo para participar da missa festiva, e depois saímos para visitar alguns lugares da cidade. Compramos muitas lembrancinhas para quem ficou em casa, e mais tarde vamos despedir e rezar aos pés do Bom Jesus, para em seguida pegamos a estrada de volta para casa”, disse dona Edna Vieira, de 48 anos, da região de Montes Claros – MG.

A cidade de Bom Jesus da Lapa é conhecida como o terceiro maior ponto de peregrinação católica do Brasil, ficando atrás apenas de Juazeiro do Norte e Aparecida do Norte. Este ano, a estimativa dos organizadores é que a Romaria 2022 seja uma das maiores, já que o evento foi realizado de forma virtual nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19, e os romeiros não tiveram como participar.

Fonte: BJdaLapa Noticias | Foto: Divulgação