Renovação de frota e ampliação dos roteiros são principais medidas para maior eficiência na coleta de lixo
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Renovação de frota e ampliação dos roteiros são principais medidas para maior eficiência na coleta de lixo

Com o crescimento populacional ocorrido em Vitória da Conquista e comprovado pelo último Censo, a demanda por serviços voltados à coleta, transporte e destinação final dos resíduos também tem aumentado. Para modernizar e levar maior eficiência ao serviço de coleta de lixo, o Governo Municipal vai renovar a frota de caminhões compactadores. Até abril, oito novos veículos serão inseridos na coleta de resíduos domésticos, o que representará um acréscimo, passando dos atuais 12 caminhões para 15, além de mais três caminhões para atender a Zona Rural, que contava com apenas um caminhão.

Para o aumento na frequência e dinamismo do serviço, nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) levantou as principais demandas e elaborou soluções para a melhoria do sistema de gerenciamento dos resíduos no município. As principais medidas em andamento são a renovação da frota e ampliação dos roteiros.

O levantamento mostrou ainda que a geração de lixo domiciliar comum no município tem crescido aproximadamente 5% a cada ano. Em números, isso significa que em janeiro de 2022, o quantitativo de lixo coletado foi de 6.200 toneladas, e já em 2025, para o mesmo período, o quantitativo passou para 7.200 toneladas, acréscimo de mais de 15%.

“Até outubro de 2024, o município ainda tinha um contrato antigo, o que não representava mais a realidade e a necessidade do município, cujo processo licitatório foi elaborado ainda em 2016 e concretizado em 2018. Como medida, a Sesep elaborou um novo plano de serviço e publicou novo processo licitatório, em que a mesma empresa prestadora foi a vencedora, porém, com a obrigatoriedade de implantar grandes melhorias, conforme previsto no contrato 011-29/2024, firmado em 1º de novembro de 2024”, esclarece o secretário da pasta, Luís Paulo dos Santos.

Luís Paulo comenta ainda que a prestação do serviço não sofreu interrupções ou paralisação e é ofertado diariamente, em todos os bairros da cidade, seguindo uma escala de dias e horários. “Até a implantação total das melhorias previstas, pedimos a colaboração da população para que continue respeitando os dias e horários destinados à coleta do seu bairro, armazenando os resíduos em sacos plásticos devidamente fechados e dispostos em local seguro, livre do acesso de animais e insetos”, solicita o secretário de Serviços Públicos.

A coleta no município é dividido em três áreas/formatos: Zona RuralZona Urbana – caminhão e Zona Urbana – ciclomotor.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC