Nesta quarta-feira (04), quem foi à Praça Tancredo Neves para ver as luzes de natal pôde prestigiar, no Memorial Regis Pacheco, apresentações musicais como o Terno de Reis Três Reis Magos e a banda Distintivo Blue, além de mostra audiovisual e lançamento do livro do escritor Milton Fernandes.
“Histórias contadas com amor e dor: um jovem brasileiro em busca da liberdade” conta as vivências de seu autor Milton Fernandes, de 73 anos, que saiu da região do córrego Contiguiba, no município de Itapebi, na Bahia, e ganhou o mundo. Em suas andanças por diversos países colecionou muitas histórias como a prisão no Chile, durante a ditadura de Pinochet, e do tempo em que morou no internato de Itarantim.
“Quando eu falo histórias contadas com amor e dor é porque tem muitas histórias legais de coisas boas que aconteceram e tem coisas muito desagradáveis, como a prisão no Chile em que quase perdi a minha vida” explica Milton, que depois de viajar bastante, mora em Vitória da Conquista há um ano e conta que este é seu primeiro livro. “Eu sempre quis escrever um livro, sempre diverti muita gente contando histórias, e foi muito bom escrever, colocar no papel, ao todo são 39 histórias e ainda tenho outras 30 para um próximo livro”.
O lançamento do livro contou com a presença do secretário de Cultura, Turismo Esporte e Lazer, Xangai, que prestigiou seu amigo conterrâneo e aproveitou para falar da importância da valorização da cultura do município durante as festividades de fim de ano. “O Natal Conquista de Luz é uma oportunidade de oferecer ao povo de nossa terra essa diversificação de atrações. Aqui no Memorial, a gente fica deslumbrado com a beleza das artes plásticas, pinturas, fotografias, esculturas de altíssimo nível, uma coisa simples que pela beleza também tem a sua própria sofisticação. Ternos de reis, vários artistas, teatro é uma maneira de também valorizar a ornamentação da praça. E hoje estamos celebrando esse livro de meu amigo Milton Fernandes” comentou Xangai.
Durante a apresentação musical em homenagem a Milton, Xangai convidou os integrantes do terno reis para fazer uma participação especial, com uma louvação ao menino Jesus. Após a breve apresentação, o terno desceu para a praça Tancredo Neves, onde animou o público visitante. “Para nós é uma alegria muito grande poder tocar na praça, preservar a cultura do terno de reis e mostrar para os jovens que eles precisam continuar com essa cultura, valorizando o que é nosso”, ressaltou o mestre Nivaldo Barbosa Sena, de 58 anos, que lidera o terno há 33 anos, mas o grupo já existe há 38 anos no povoado de Rancho Alegre, distrito do Iguá.
Para Pedro Antônio Paiva Novais, de 16 anos, do distrito de Pradoso, o melhor do natal é o terno de reis, por isso, este ano, ele já foi à praça duas vezes só para ver as apresentações. Ele disse que o seu distrito está sem terno, porque todos os integrantes ficaram idosos e ninguém deu continuidade à tradição, mas que pretende voltar com a essa tradição. “Eles tocavam uns reis muito bonito lá, então, desde criança que eu gosto do natal, dos presépios e dos reisados”, ressaltou Pedro.
Além do terno de reis, no palco do Memorial, a noite contou com a apresentação da banda Distintivo Blue, que trouxe para o palco um repertório com músicas autorais, clássicos do rock e do blue e também músicas de banda locais como Cama de Jornal. Segundo o líder de banda, Plácido Oliveira ou Joe Malfs Clan, o evento promovido pela Sectel é de suma importância para fomentar a cultura no município. “A gente já participou de vários editais da prefeitura, principalmente para quem é mais alternativo, do rock, do blues, é importante porque a gente consegue alcançar um público que não iria aos nossos shows e também pelo apoio financeiro dado pela Prefeitura”, salientou Joe.
Fonte: Da Redação | Foto: Ascom/PMVC