Na manhã deste domingo (25), policiais rodoviários federais em uma operação voltada para a segurança viária, abordaram um motorista que conduzia um ônibus de passageiros, na BR-101, em Teixeira de Freitas (BA).
Ao se aproximarem do veículo, os policiais já perceberam a primeira infração: três pneus estavam sem condições de ‘rodar’, representando um risco iminente para a trafegabilidade. Além disso, foi constatado que 10 passageiros não utilizavam o cinto de segurança e o motorista do ônibus não conseguiu comprovar o cumprimento do descanso exigido por lei. Ao todo foram 5 infrações de trânsito.
Diante das irregularidades apresentadas, o veículo só foi liberado quando todas as pendências foram sanadas.
Cinto de segurança salva vidas
Somente em 2025, mais de 10 mil infrações pela falta do uso do cinto de segurança foram aplicadas nas rodovias federais da Bahia.
Uma das principais preocupações no transporte de passageiros se refere ao não uso do cinto de segurança. Muitos passageiros têm a impressão de que o item não é necessário devido ao tamanho do veículo, mas a falta do equipamento pode resultar em lesões graves ou mortes, pois os ocupantes podem ser arremessados para frente ou para fora do veículo, colocando em perigo todos os ocupantes, inclusive os que estão usando o cinto.
Fonte: Ascom/PRF | Foto: Ascom/PRF

