PRF e INEMA deflagram operação de combate a crime ambiental e resgatam 150 animais silvestres no sudoeste da Bahia
Conquista e Região Justiça Policia Rodoviária Federal

PRF e INEMA deflagram operação de combate a crime ambiental e resgatam 150 animais silvestres no sudoeste da Bahia

Autor: Da Redação | Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 23 de março, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, em ação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) desencadeou mais uma operação que teve como objetivo o combate ao tráfico de animais silvestres, coibindo a criação e a caça desses animais com ações pontuais na cidade de Vitória da Conquista, distante 510 quilômetros de Salvador.

Durante as atividades que aconteceram em várias localidades, os policiais flagraram com os detidos grande quantidade de aves aprisionadas em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene (cobertas com fezes e urina), sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar, ensejando condições evidentes de maus-tratos.

Ao todo foram resgatadas 149 (cento e quarenta e nove) aves silvestres de espécies variadas e mais 01 jabuti.

Os responsáveis pela criação e aprisionamento ilegal foram identificados e cada um, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente. Foi promovida também ação de conscientização e educação ambiental.

As aves foram encaminhadas aos cuidados do INEMA onde foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários, biólogos e demais profissionais capacitados. Quando estiverem em condições, os animais serão reinseridos na natureza.

Muitas vezes os animais precisam de maiores cuidados veterinários, pois são vítimas de maus tratos e apresentam lesões provenientes da captura ou estão bastante debilitados por conta da má alimentação no cativeiro. Além de tratar a saúde, os animais precisam muitas vezes reaprender algumas funções básicas como voar e buscar seu alimento na natureza.

A PRF é atuante no combate a atividades criminosas que degradam o meio ambiente. Destacam-se no contexto do estado baiano, as ações relacionadas ao tráfico de animais silvestres tanto pelo fato da Bahia apresentar uma grande diversidade da fauna brasileira como pelo fato do estado ser a principal rota entre a região Sudeste e os demais estados do Nordeste.