Presidente da CBF garante que Nordestão seguirá dando vaga para Copa do Brasil
Esporte e lazer Futebol

Presidente da CBF garante que Nordestão seguirá dando vaga para Copa do Brasil

Durante o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2025, realizado nesta terça-feira (14), na Barra da Tijuca, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, garantiu que a competição regional continuará a garantir vaga ao campeão na terceira fase da Copa do Brasil. A incerteza surgiu após a divulgação de um regulamento específico da competição regional (REC) pela própria CBF.

“Disseram que a Copa do Nordeste perderia a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil. Isso é mentira. A vaga continuará existindo, assim como a da Copa Verde”, afirmou o presidente.

O regulamento em vigor até 2024, em seu artigo 4º do capítulo 2, assegurava a vaga direta na Copa do Brasil ao campeão nordestino. Caso o vencedor já estivesse classificado por outro critério, a vaga era repassada ao vice-campeão, e assim sucessivamente. Esse dispositivo, no entanto, havia sido removido para a edição de 2025.

Além da questão da vaga, o sistema de grupos da Copa do Nordeste foi reformulado para 2025. Diferentemente dos anos anteriores, quando os times do Grupo A enfrentavam os do Grupo B, agora os clubes se enfrentarão dentro dos próprios grupos, reduzindo o calendário para um jogo por equipe na fase de grupos.

Cruzamentos das Quartas de Final:

1º do A x 4º do B
2º do B x 3º do A
1º do B x 4º do A
2º do A x 3º do B

Calendário da Copa do Nordeste:

Fase de grupos: 22 de janeiro a 26 de março
Quartas de final: 4 de junho
Semifinais: 8 de junho
Finais: 3 e 7 de setembro

GRUPOS DEFINIDOS

O evento realizado no Rio de Janeiro definiu o Vitória como sorteado para o Grupo A, enquanto Bahia e Juazeirense foram para o Grupo B. Confira como ficou o sorteio final dos grupos:

GRUPO A

Sport Recife

Fortaleza

Vitória

CRB

Ferroviário

Altos

Sousa

Moto Club

 

GRUPO B

Ceará

Bahia

Sampaio Corrêa

CSA

Náutico

Confiança

América-RN

Juazeirense

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, em cada grupo, o desempate para efeito de classificação será definido observando os critérios abaixo:

1 – Maior número de vitórias;

2 – Maior saldo de gols;

3 – Maior número de gols pró;

4 – Menor número de cartões vermelhos recebidos;

5 – Menor número de cartões amarelos recebidos;

6 – Sorteio.

Fonte: Bahia Noticias | Foto: Reprodução/CBF TV