Para promover o manejo adequado das árvores em vias públicas, praças e áreas verdes, além de assegurar a segurança e a estética urbana da cidade, a Prefeitura mantém duas frentes de trabalho que são compostas por equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Serviços Públicos (Sesep). A atuação das duas pastas visa não apenas garantir a manutenção e cuidado com as árvores, mas também promover a segurança da população, especialmente durante as chuvas, quando há maior risco de queda de galhos.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) atua com foco na manutenção das praças, jardins e áreas verdes, realizando a irrigação, poda de galhos e cuidados especiais conforme as necessidades de cada estação. Por outro lado, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) é encarregada da poda de árvores em locais mais altos e complexos, utilizando equipamentos adequados e uma equipe especializada.
Somente neste mês de janeiro, a Semma atendeu diferentes localidades, incluindo o Poço Escuro e a Praça da Juventude, no bairro Guarani, além de outras áreas como a Praça Vitor Brito, a Catedral das Flores, o Centro Cultural Glauber Rocha, o Cristo e as praças da Saudade, Barão do Rio Branco e Nossa Senhora dos Verdes. A equipe também atuou em espaços verdes da Estação Herzem Gusmão, na Praça Joaquim Correia e nas avenidas Olívia Flores e Bartolomeu de Gusmão.
A Sesep, por sua vez, realizou a poda de árvores em 26 localidades, especialmente em bairros frequentemente afetados pelas chuvas, como Lagoa das Flores.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos destacou que o trabalho prosseguirá de maneira ininterrupta. “Fechamos o mês com intervenções na Avenida Olívia Flores, no Cemae, e continuamos na Praça da Juventude, Orquidário e Catedral das Flores. Vamos seguir com a programação regular de manutenção das praças”.
O secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, acrescentou que o objetivo das podas é prevenir danos ao patrimônio público, aumentar a iluminação nas vias e, principalmente, garantir a segurança da população. “As árvores devem se desenvolver de forma harmoniosa com a infraestrutura da cidade, evitando problemas com fios elétricos, construções e outros obstáculos”, afirmou.
As ações das duas secretarias continuarão neste mês de fevereiro, adaptando-se às necessidades das diferentes regiões do município, especialmente em épocas de chuva.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC