Polícia Federal investiga grupo que usava idosos em situação de rua para fraudes no INSS
Justiça Policia

Polícia Federal investiga grupo que usava idosos em situação de rua para fraudes no INSS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18), a Operação Camisaria, com o objetivo de combater crimes contra o sistema de previdência em quatro municípios do Maranhão.

A investigação começou em abril de 2024 e apontou que a organização criminosa aliciava idosos vulneráveis e em situação de rua para se passarem por beneficiários do INSS. Novos documentos de identidade eram criados com as fotos desses idosos, com a intenção de enganar os funcionários dos bancos e, dessa forma, retirar os valores dos benefícios previdenciários.

Segundo a PF, após realizarem os saques e até contraírem empréstimos bancários, os idosos recebiam uma quantia mínima e eram abandonados nas ruas, até que o grupo precisasse utilizá-los novamente.

Na operação, 70 policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Santa Rita e Guimarães, todos no estado do Maranhão. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado contra o INSS, falsificação de documentos públicos e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Fonte: M1 | Foto: Divulgação/Polícia Federal