A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18), a Operação Camisaria, com o objetivo de combater crimes contra o sistema de previdência em quatro municípios do Maranhão.
A investigação começou em abril de 2024 e apontou que a organização criminosa aliciava idosos vulneráveis e em situação de rua para se passarem por beneficiários do INSS. Novos documentos de identidade eram criados com as fotos desses idosos, com a intenção de enganar os funcionários dos bancos e, dessa forma, retirar os valores dos benefícios previdenciários.
Segundo a PF, após realizarem os saques e até contraírem empréstimos bancários, os idosos recebiam uma quantia mínima e eram abandonados nas ruas, até que o grupo precisasse utilizá-los novamente.
Na operação, 70 policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Santa Rita e Guimarães, todos no estado do Maranhão. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado contra o INSS, falsificação de documentos públicos e associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.
Fonte: M1 | Foto: Divulgação/Polícia Federal