Uma operação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista cumpriu seis mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos envolvidos em golpes com cartões clonados.
Durante a ação, diversos celulares, notebooks, computadores e cartões foram apreendidos.
As investigações tiveram início em agosto de 2023, após a prisão de um receptador de 38 anos, encontrado com mercadorias eletroeletrônicas avaliadas em R$ 50 mil.
Desde então, foram identificadas seis pessoas ligadas à quadrilha, que aplicava golpes em grandes lojas do comércio varejista e postos de combustíveis da região, acumulando prejuízos estimados em R$ 500 mil.
A organização criminosa desarticulada pela Polícia Civil de Vitória da Conquista era composta por quatro núcleos distintos: o primeiro núcleo era responsável por coletar informações de funcionários de bancos e empresas sobre senhas, saldos e movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, além de facilitar as compras fraudulentas.
O segundo núcleo cuidava da falsificação de cartões e links usados nos golpes; já o terceiro núcleo aplicava os golpes diretamente, realizando compras em empresas do ramo varejista, muitas vezes com a colaboração de funcionários; e o quarto núcleo era formado por receptadores que adquiriam os produtos obtidos ilegalmente e os revendiam por preços abaixo do mercado.
A quadrilha clonava cartões de débito e crédito, além de retirar valores diretamente de contas bancárias de vítimas em diversos estados do país.
Os suspeitos foram indiciados por furto qualificado mediante fraude, estelionato, associação criminosa e receptação. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar a extensão dos crimes.
Fonte: JornalConquista | Foto: Ascom/Polícia Civil