PILARES PARA O CONHECIMENTO
Artigos

PILARES PARA O CONHECIMENTO

São atributos fundamentais e indispensáveis para a classe humana. São transformadores de coisas, de objetos e de conhecimentos que viabilizam o nosso viver.
Alguns dos pilares do conhecimento são:
1. A história: espírito ou extrato de uma desmaterialização do conjunto das obras edificadas. Histórias concretas ou abstratas de povos coparticipantes de outrora. O espírito nos ajuda a analisar se estamos em processo evolutivo na vida que segue.
2. A geografia nos localiza. Aponta e demonstra espaços existentes na base geográfica. Esteira do geoplaneta. Uma identidade local.
3. A ciência: uma ferramenta de pesquisa de cunho científico. Abre caminhos por meio de análises empíricas ou por outros meios probatórios que aprouver. Disseca fenômenos naturais, concretos, solúveis, gasosos. Traz à luz elementos constitutivos que estão na base de sua forma e possibilita o melhor proveito para se desenvolver.
4. A matemática: signo materializado em caracteres numéricos. Tijolo que sustenta e revela unidades , quantificações, composições mensuráveis por meio da lógica. Campo de atuação com princípio, meio e fim. Baliza a razão na aplicação de decisões e de seus atributos.
Esses indispensáveis quatro pilares emanam de sua fonte e se manifestam nos meios por palavras, pensamentos, sínteses que norteiam o homem para o domínio da jornada nos campos da vida.

Fragmento de ideia
História, recorda-me o elo. Geografia, vejo-me aqui. Ciência, descubro-me fonte. Matemática, sou 1 resultado.

10 de janeiro de 2024, Vitória da Conquista
Ricardo Gonçalves Farias