Pessoas com sintomas do Covid-19 reclama que não consegue testes na prefeitura de Conquista
Artigos

Pessoas com sintomas do Covid-19 reclama que não consegue testes na prefeitura de Conquista

Autor: Carlos Costa | Foto: Divulgação

A pandemia está servindo para que o povo possa compreender que o prefeito não tem capacidade para traçar metas e nem planejar para longo prazo. Nesses três meses de pandemia o que mais ele tem feito é bater cabeça e tomar decisões precipitadas e fora do tempo. Não tem realizado campanhas para testar uma grande parcela da população, apesar de ter recebido muito dinheiro do Governo Federal destinado ao combater à pandemia. O próprio prefeito acredita que os números estão subnotificados, e que possivelmente, a quantidade de pessoas infectadas sejam no mínimo quatro ou cinco vezes superior à anunciada por sua administração. Somente no período de dez dias, entre o dia 7 e o 18, 144 pessoas foram confirmadas como portadoras da Covid-19. São muitas pessoas reclamando que estão com os sintomas da Covid mas que não conseguem realizar a testagem.
Recebi um desabafo de uma senhora, no qual ela manifesta a sua insatisfação com a forma como a administração municipal está conduzindo o combate ao coronavírus. Vou transcrever o seu desabafo afim de alertar a todos os conquistenses que, mais do que nunca, devemos ficar em casa e não acreditar que a pandemia está sob controle. Eis a denúncia da Sra. Alane Quadros Peixoto:

Eu, Alane Quadros Peixoto, atualmente residente nesta cidade, venho por meio desta mensagem informar à população de Conquista o descaso deste município em relação ao tratamento das pessoas infectadas com o covid, 19.
Pois bem, no domingo dia 07/06/2020 comecei sentir alguns sintomas de alergias (tenho rinite). Até aí tudo bem! Ocorre que, com o decorrer dos dias, os sintomas foram se agravando (dor de cabeça, dor no corpo, perda olfato e paladar e falta de ar).
No dia 11/06/2020 passei mal e fui levada para o hospital IBR. Chegando lá, fui medicada, fizeram tomografia do tórax e hemograma completo.
Na tomografia constatou-se que o quadro era compatível com o covid, pois, havia sido constatada nos pulmões a presença de “vidro fosco bilateral”.
Assinei termo de quarentena e fui informada que a Prefeitura de Vitória da Conquista entraria em contato comigo para realização do teste e os devidos monitoramentos.
Fiquei aguardando a prefeitura entrar em contato comigo, porém, assim não procederam.
Na segunda feira dia 15/06/2020 entrei em contato com a central de “covid-19” e relatei o ocorrido.
Para minha surpresa, tomei conhecimento que, o “IBR” não havia entrado em contato com a prefeitura para relatar meu caso. O atendente então fez minha ficha e, naquele ato expliquei que além do ocorrido comigo, também meu esposo, minha mãe, irmã, cunhado e sobrinhos também tiveram sintomas do covid.
Destaquei ainda que minha mãe é idosa e que temos em casa um tio idoso e que faz uso de oxigênio 24 horas por dia. O atendente então pediu que aguardasse em casa que a prefeitura mandaria o pessoal responsável para fazer os exames.
Relatei também que, meu esposo Daniel Mendes Peixoto tinha ido para Minas Gerais no domingo dia 07/06/2020 e, no dia 12/06 havia sido diagnosticado por meio de exame próprio que havia sido contaminado com o covid 19.
Ontem, dia 15/06/2020 liguei novamente para a central de covid-19 da prefeitura de Vitória da Conquista e relatei o resultado do meu esposo em Minas Gerais.
Hoje, dia 16/06/2020 continuo com os sintomas supra e até o momento não tive qualquer assistência da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquisa.
O motivo do meu relato é o descaso da Prefeitura com a população desta linda cidade.
Imperioso destacar que, o município está recebendo polpudos valores para cuidar da população infectada pelo covid, portanto, ela não faz favor algum às pessoas ora infectadas pelo vírus.

Por fim, vale realçar que, o direito à saúde, como direito do cidadão está previsto em diversos artigos da constituição federal. Sendo assim, exijo que o Município de Vitória da Conquista, imediatamente, venha à minha casa para tomar as medidas necessárias em relação aos problemas que venho sofrendo pelo covid, sob pena de ser tomadas as medidas judiciais cabíveis.

Como essa senhora, muitas pessoas estão desassistidas e sem nenhuma manifestação da Secretaria de Saúde do município. E o prefeito continua nas emissoras de rádios dizendo que a pandemia está controlada e que Conquista é exemplo de como se combate a pandemia.