Pesquisadora encontra biografia de Dom Pedro II escrita por Machado de Assis
Cultura

Pesquisadora encontra biografia de Dom Pedro II escrita por Machado de Assis

Texto foi publicado em 1859, quando o autor tinha apenas 20 anos

Autor: Correio24Hrs | Foto: Reprodução

A historiadora e pesquisadora Cristiane Garcia Teixeira encontrou uma biografia de Dom Pedro II que foi escrita por Machado de Assis. Segundo ela, que é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o texto já era conhecido, mas nunca havia sido atribuído àquele que é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

A biografia do então imperador brasileiro foi publicada em 6 de novembro de 1859 em ‘O Espelho: revista de literatura, moda, indústria e arte’. “Machado de Assis tinha 20 anos de idade quando começou a escrever nesta revista. Ele foi o colaborador mais assíduo, escreveu 38 textos em apenas quatro meses”, relata a pesquisadora. As informações são do portal Uol.

A biografia, que foi escrita quando o autor de ‘Dom Casmurro’ e ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ tinha apenas 20 anos, já traz alguns dos traços que ele desenvolveria em outros clássicos, como o fato de ter sido escrito em primeira pessoa.

“Já é possível perceber o negaceio na escrita do jovem Machado que alertava para o fato de não estar escrevendo sobre o imperador a partir de uma perspectiva política porque o ‘cálculo’ e a ‘conveniência’ não permitiam que fizesse isso”, comenta Cristiane.

A pesquisadora entende que tanto Machado quanto outros autores brasileiros podem ter “textos escondidos” em jornais e revistas que ainda não foram identificados. “As páginas amareladas da imprensa oitocentista são, em minha opinião, baús de tesouros”, disse ao Uol.