Papa Francisco beija pés apenas de mulheres pela primeira vez em rito anual de Páscoa
Dia a Dia Religião

Papa Francisco beija pés apenas de mulheres pela primeira vez em rito anual de Páscoa

O papa Francisco, pela primeira, lavou os pés apenas de mulheres em rito católico anual que acontece na quinta-feira que antecede a Páscoa, com o exemplo original, o lava-pés de seus discípulos feito por Jesus Cristo na noite anterior à sua morte.

Na tarde desta quinta-feira (28), o pontífice lavou os pés de 12 detentas, em visita à Penitenciária Feminina de Rebibbia, em Roma. Para realizar a cerimônia, o papa usou cadeiras de rodas devido estar enfrentando dificuldades de saúde e mobilidade.

A cerimônia foi retirada do território do Vaticano desde que Francisco assumiu o pontificado, onde celebra lavando os pés dos prisioneiros, refugiados e deficientes. Ao longo dos anos, mulheres e de muçulmanos já participaram, porém, é a primeira vez que o rito envolve apenas mulheres.

No final da celebração, o papa Francisco foi presenteado pelas detentas. Dentre os presentes, estão um grande cesto de produtos agrícolas cultivados pelas próprias presas na horta e um terço de crochê e pérolas, confeccionado na oficina de colares.

Fonte: M1 | Foto: Reprodução/CRB NACIONAL