O Hospital Municipal Esaú Matos promoveu, nesta quarta-feira (18), um evento alusivo ao Outubro Rosa. Realizado no auditório da Fundação, o evento foi voltado para as funcionárias da instituição, em uma ação marcada por orientações e informações sobre a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Comissão Interna de Controle de Acidentes (CIPA), Coordenação de Enfermagem e Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), o evento teve como objetivo principal capacitar os colaboradores para disseminar o conhecimento sobre o autocuidado com a mama, não apenas entre os pacientes, mas também entre seus próprios amigos e familiares. “O diagnóstico precoce é um grande aliado para o tratamento, então, através do conhecimento e das informações, é possível que as pessoas possam identificar os primeiros sinais da doença”, afirmou Juliana Dias, coordenadora da CIPA.
O coordenador da CCIH, David Almeida, destacou ser fundamental que as mulheres se conscientizem, se valorizem e conheçam seus corpos. “Campanhas como essa salvam vidas, visto que já está comprovado que 95% dos casos têm possibilidade de cura quando são diagnosticados precocemente”, afirmou David.
Tereza de Fátima, assistente social do Hospital Esaú Matos, aprovou a iniciativa. Para ela, o evento é um exemplo do comprometimento da instituição com a saúde e o bem-estar da comunidade que serve. “O câncer de mama é uma doença que acomete muitas pessoas, então é sempre bom reforçar as orientações de prevenção. E quando a gente está bem informado, a gente vai repassando essas informações, levando conhecimento para outras mulheres”, destacou Tereza.
Durante o evento, também foram oferecidos alguns serviços de saúde e beleza para as funcionárias do hospital, com o apoio de parceiros, como alunas do curso de Enfermagem da Unex e também da Comunidade de Assistência Social Beleza e Saúde (Casbs).
Fonte: PMVC | Foto: PMVC