Ousadia e alegria Real: Qual a importância, para a seleção de Tite, o papel de Vini Jr. e Rodrygo na conquista da Champions pelo Real?
ESPORTE Esporte e lazer Futebol

Ousadia e alegria Real: Qual a importância, para a seleção de Tite, o papel de Vini Jr. e Rodrygo na conquista da Champions pelo Real?

Brasileiros. Com 21 anos. Atacantes. Presente e futuro. Cada vez mais destaque no clube mais vencedor da Europa. Vinicius Junior e Rodrygo agora também são campeões da Champions League.

A dupla seguramente vai se lembrar para sempre da campanha do Real Madrid na Liga dos Campeões de 2021/22, que terminou em grande estilo diante do poderoso e temido Liverpool: vitória por 1 a 0, no Stade de France, em Paris. Os dois foram decisivos e provaram durante toda a competição que caminham para formar uma dupla brasileira que pode durar, quem sabe, mais de uma década em um dos clubes mais importantes do mundo.

Em uma seleção brasileira em buscas de protagonistas para ajudar Neymar na Copa do Mundo do Qatar, no final do ano, a conquista não poderia vir em melhor hora. Tite, que assistiu à partida concentrado com a seleção em Seul, na Coreia do Sul, certamente está agradecendo a Carlo Ancelotti nesse momento.

Foto: Peter Byrne/PA Images via Getty Images

 

14 vezes Real Madrid
Pela 14ª vez na história, o Real Madrid é o campeão da Champions League e, desta vez, com o protagonismo de um brasileiro. Neste sábado (28), em uma tarde marcada pela confusão fora dos portões do Stade de France, em Paris, os merengues mediram forças com o Liverpool e venceram por 1 a 0, com um gol anotado por Vinícius Júnior no início do segundo tempo.

O jogo mais aguardado do futebol europeu nesta temporada foi de domínio técnico do Liverpool. Os ingleses pressionaram do início ao fim, mas pararam nas mãos do belga Thibaut Courtois, que viveu noite inspiradíssima. Copeiro, o Real Madrid soube colocar em prática a tática montada para a final com o Liverpool e, em um contra-ataque de velocidade, construiu a jogada que definiu o resultado em Paris.

O herói
Titular desde o início da competição, Vinicius Junior foi o homem do jogo na 13ª partida do Real Madrid na Champions em que vestiu a camisa 20. Após dividir os holofotes com o francês Karim Benzema em todo o torneio, foi dele o gol da vitória, aproveitando um preciso cruzamento de Valverde. Com isso, somou quatro gols e anotou seis assistências. Desempenho acima da média que acabou também por colocá-lo como referência e grande esperança ofensiva da seleção que vai buscar o hexa no Qatar.

No Real há quatro temporadas, o ex-flamenguista, que custou 45 milhões de euros, muito em breve vai ser premiado por todo esforço nos gramados da Europa: está perto de ter o contrato renovado até junho de 2028 — o atual tem duração até junho de 2024. O novo acordo é garantia de mais longos anos de brilho com a camisa merengue.

Sob a tutela do treinador italiano Carlo Ancelotti, Vini Jr. teve uma visível evolução nas finalizações, algo que foi duramente cobrado durante os primeiros passos na carreira. Há quem diga que merece acabar a atual temporada entre os cinco melhores jogadores do mundo.

Foto: Buda Mendes/Getty Images

 

Neymar, antes do jogo, sobre o brasileiro.

O xodó
Rodrygo chegou uma temporada depois de Vinicius Junior, passou por um processo de adaptação e, nesta temporada, teve uma frequência significativa no time. Assumiu, sobretudo, um papel importante: entrar no segundo tempo e mudar os cenários dos jogos.

Também contratado por 45 milhões de euros e à espera de uma renovação contratual (vínculo atual é válido até junho de 2025), o ex-santista é uma espécie de “xodó” da comissão técnica. Participou de 11 jogos na edição de 2021/22 da Liga dos Campeões, marcou cinco gols e deu duas assistências.

O grande momento do jovem atacante na principal competição europeia aconteceu na segunda mão da semifinal, diante do Manchester City, no Santiago Bernabéu. Entrou aos 23 minutos da segunda parte e balançou duas vezes a rede na vitória de virada por 3 a 1 — sofreu ainda o pênalti convertido posteriormente por Benzema.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

Como Tite vê a dupla
Não há como negar que a campanha do Real Madrid mudou o patamar de Vinicius e Rodrygo com Tite e a seleção brasileira. Justamente por aquilo que os dois fizeram de melhor na temporada sob o comando de Ancelotti.

O pé atrás que Tite tinha com Vini Jr tinha justamente a ver com as finalizações. Em uma entrevista ao Intercept, o treinador explicou a dinâmica. Segundo ele, era preciso trabalhar para transformar a habilidade e velocidade em gols. “E ele conseguiu isso, graças a seu trabalho e de Ancelotti”, disse o treinador.

Além disso, um incômodo inicial por parte do treinador teria sido superado graças ao filho de Tite, Matheus Bachi. Mais jovem, ele conseguiu um discurso que o jogador compreendeu, explicando a ausência de Vini em algumas convocações.

Com Rodrygo, chamou a atenção o jeito que o atacante consegue transformar poucos minutos em grandes atuações. Ao entrar, na maioria das vezes, no segundo tempo dos jogos e conseguir mudar o rumo das partidas, ele ganha fichas para uma vaga na Copa do Mundo. Em um mundial com cinco substituições, por exemplo, pode ser valioso para a seleção ter um jogador com tanta eficiência que não precisa começar entre os 11 titulares.

Foto: Rob Newell – CameraSport via Getty Images

 

Casemiro, pentacampeão da Champions League.

Foto: REUTERS/Fernando Kallas

 

Final tem invasão de torcedores e gás de pimenta
O pré-jogo da final foi marcado por muita confusão, brigas e invasões de torcedores sem ingresso ao Stade de France. Os diversos problemas fora de campo levaram a Uefa a atrasar o jogo, que, depois de muita indefinição, começou com 35 minutos de atraso, às 16h35 (Horário de Brasília). A reportagem do UOL acompanhava a confusão ao lado da grade do estádio quando policiais que faziam a segurança do evento usaram gás de pimenta contra fãs ingleses que tentavam se aproximar das catracas de entrada e foi atingida. Vários outros jornalistas estrangeiros passaram pelo mesmo sufoco.

Segundo a imprensa francesa, cerca de 70 mil ingleses foram para Paris, apesar de apenas 20 mil ingressos terem sido disponibilizados para a torcida do Liverpool. O resultado foi uma superlotação nos arredores do estádio. A 15 minutos do início do jogo, diversas pessoas tentaram invadir o Stade de France, pulando grades e correndo para as arquibancadas. O UOL testemunhou alguns desses corredores tentando chegar ao lado de dentro. Relatos também foram feitos à reportagem de torcedores ingleses entrando sem ingressos e sem passar por revista.