O trabalho, como indica o nome da operação , que faz referência tanto ao combate amplo e integrado ao furto e roubo de aparelhos, quanto à atuação em 360 graus com a participação de diversos órgãos , vai além da repressão a esses crimes. As equipes também atuaram na apreensão e no combate à receptação de celulares, com atenção especial a estabelecimentos que comercializam os produtos. As ações visam ainda a identificação dos legítimos proprietários para posterior devolução.
Durante as investigações, foram constatados crimes como adulteração, comercialização ilegal de eletrônicos, infrações tributárias e sonegação fiscal. Na terça-feira (12), equipes integradas atuaram simultaneamente em diversos municípios, ampliando o alcance das fiscalizações, que resultaram em novas apreensões. Mais de 50 estabelecimentos foram inspecionados.
A população é orientada a registrar e guardar o número do IMEI de seus aparelhos, para que, em caso de furto, roubo ou perda, as informações possam ser repassadas à polícia, facilitando o rastreamento e recuperação. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), no telefone 181.
A Operação Mobile 360 contou com a participação dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), além da Receita Federal do Brasil (RFB), da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA).
Fonte: Ascom PC | Foto: Ascom – PCBA