OMS adiciona Ozempic e Mounjaro na lista de medicamentos essenciais
Saúde

OMS adiciona Ozempic e Mounjaro na lista de medicamentos essenciais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adicionou o Ozempic e o Mounjaro à sua lista de medicamentos essenciais para o tratamento de diabetes na última sexta-feira, 05.

A lista é composta por 523 medicamentos para adultos e 374 para crianças e é um catálogo de tratamentos que a OMS entende que deveriam estar disponíveis em todos os sistemas de saúde em funcionamento.

Tanto o Ozempic quanto o Mounjaro foram inicialmente criados para o tratamento de diabetes, porém se tornaram muito populares ao redor do mundo por conta de suas propriedades na perda de peso.

Este movimento da OMS pode fazer com que o acesso desses medicamentos seja ampliado ao redor do mundo, visto que a lista da OMS é adotada em mais de 150 e são base as compras no setor público e inclusão nos catálogos dos planos de saúde.

De acordo com a OMS, o comitê de especialistas responsável pela lista considerou as evidências científicas sobre os benefícios do medicamento para pessoas portadoras de diabetes tipo 2, especialmente as que têm problemas cardiovasculares, doenças renais crônicas e obesidade.

A entidade da ONU afirmou ainda que a concorrência entre os genéricos deve reduzir o preço dos medicamentos e torná-los mais acessíveis.

Segundo a OMS, globalmente, havia mais de 800 milhões de pessoas vivendo com diabetes em 2022. No mesmo período, quase 1 bilhão de pessoas viviam com obesidade.

Fonte: A Tarde | Foto: SEBASTIEN BOZON / AFP