‘O Agente Secreto’ é indicado ao Oscar em quatro categorias e faz história; veja lista
Cultura Dia a Dia

‘O Agente Secreto’ é indicado ao Oscar em quatro categorias e faz história; veja lista

“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, fez história e está indicado em quatro categorias do Oscar —melhor filme, melhor filme internacional, melhor direção de elenco e melhor ator, para Wagner Moura. É a segunda vez que uma produção brasileira aparece tantas vezes na lista de indicações, mais de duas décadas depois de “Cidade de Deus”.

O feito acontece apenas um ano após “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, ser indicado em três categorias. Ambientado na ditadura militar, assim como “O Agente Secreto”, o drama trouxe a primeira estatueta dourada para o Brasil, após vencer em filme internacional. Os troféus de melhor filme e melhor atriz, que Fernanda Torres tentava, foram para outras produções.

No dia 15 de março, data em que a 98ª cerimônia do Oscar acontece, o longa de Mendonça Filho vai disputar a categoria principal com “Bugonia”, “F1: O Filme”, “Frankenstein”, “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”, “Uma Batalha Após a Outra”, “Marty Supreme”, “Valor Sentimental”, “Pecadores” e “Sonhos de Trem”.

Na corrida de filme internacional, terá que desbancar os candidatos da França, “Foi Apenas um Acidente”, da Espanha, “Sirât”, da Noruega, “Valor Sentimental”, e da Tunísia, “A Voz de Hind Rajab”. Já em direção de elenco, além de “O Agente Secreto”, concorrem “Hamnet”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após a Outra” e “Pecadores”.

Moura terá que desbancar, em melhor ator, Timothée Chalamet, de “Marty Supreme”, Leonardo DiCaprio, de “Uma Batalha Após a Outra”, Ethan Hawke, de “Blue Moon”, e Michael B. Jordan, de “Pecadores”.

O último longa, de Ryan Coogler, bateu recorde de indicações para uma única produção, com 16 —antes dele, “La La Land”, “Titanic” e “A Malvada” haviam conquistado 14 cada.

Os brasileiros tinham expectativas de aparecer ainda nas corridas de documentário, com “Apocalipse nos Trópicos” e “Yanuni”, e curta-metragem, com “Amarela”, mas as produções, pré-selecionadas para competir em dezembro, ficaram de fora da lista. Já Adolpho Veloso concorre em melhor fotografia pelo seu trabalho em “Sonhos de Trem”.

A entrega do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, na Califórnia, e terá transmissão ao vivo no Brasil, pelo canal TNT e o serviço de streaming HBO Max.

Fonte: FolhaSP | Foto: Victor Juca/Divulgação