Algo que tem chamado muita atenção ultimamente é a grande quantidade de acidentes de trânsito no município de Vitória da Conquista. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), divulgados em reportagem exibida pela TV Sudoeste, mostram que Vitória da Conquista é o segundo município baiano com a maior quantidade de pessoas que sofreram algum tipo de acidente de trânsito e precisaram ser internadas, ao todo, no primeiro semestre deste ano foram 932 internamentos.
Em primeiro lugar vem a capital baiana, Salvador, com 6.123 internamentos de vítimas de acidentes de trânsito. Além de comprometer a vida, esses dados ajudam a entender o fluxo de internações em hospitais e o quanto o poder público gasta com esse tipo de internação que poderia ser evitada.
Outra questão é que esse tipo de paciente ocupa leito por muito tempo, quando são lesões graves e também entram na fila de urgência de cirurgias, e outras, eletivas que estavam para ser realizadas, muitas vezes precisam ser remarcadas. Obviamente que todos, independente da situação, têm o direito de receber o tratamento de saúde adequado, mas a questão aqui, é que muitas dessas situações poderiam ser evitadas.
Um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos: condutores e pedestres devem estar sempre alertas para tornar o trânsito mais humanizado e menos perigoso. Por isso também, o poder público deve trabalhar com o objetivo diminuir a violência no tráfego de veículos e trabalhar campanhas educativas. Cabe a todos nós melhorar esses números.
Fonte: Da Redação* | Foto: Divulgação
*Com informações do Blog do Rodrigo do Ferraz