A assistência integral às gestantes no pré-natal é um dos principais focos da área de saúde da mulher na Atenção Básica do n rede municipal de Saúde e alcançou resultados positivos em alguns indicadores do programa federal Previne Brasil.
Um desses indicadores foi o pré-natal odontológico, que no terceiro quadrimestre de 2022 superou o parâmetro nacional de 60% (preconizado pelo Ministério da Saúde), alcançando o percentual de 75% de realização das consultas odontológicas das gestantes acompanhadas pelas unidades de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS).
De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município, Luiza Lorrayne Castro, isso é resultado de um excelente trabalho realizado pelas 40 equipes de saúde bucal da rede municipal de saúde. “Falar sobre o pré-natal odontológico remete a uma ideia errônea de fragmentação do cuidado, mas esse trabalho realizado em equipe traz inúmeros benefícios para a gestante que será cuidada de forma multiprofissional”, pontuou Luiza.
Ainda segundo a coordenadora, atingir essa meta significa muito mais do que apenas receber os recursos financeiros do programa, mas de garantir um atendimento odontológico de qualidade para essas mulheres em seus territórios. “Vitória da Conquista só alcançou esse resultado graças a uma equipe odontológica coesa e comprometida com esse cuidado. E vamos nos esforçar para avançar muito mais, porque a nossa meta é chegar aos 100%”, afirmou.
Saúde bucal da gestante
O período gestacional também pode promover alterações e deixar a gestante mais suscetível a problemas odontológicos. Por isso, o pré-natal deve ser realizado de forma multiprofissional e a gestante deve receber a orientação específica de um odontólogo, juntamente com os demais profissionais que fazem o acompanhamento, para que saiba realizar a prevenção e possa fazer o tratamento dos problemas orais, como a cárie, a doença periodontal e demais lesões bucais que podem surgir durante esse período. As consultas são ofertadas em todos os trimestres da gestação, de forma segura.
O pré-natal odontológico nas unidades de saúde é feito por agenda compartilhada. Além das consultas médicas e de enfermagem, as gestantes também são encaminhadas à consulta odontológica para avaliar a necessidade de tratamento.
Previne Brasil
É um programa que avalia alguns componentes para fazer o repasse financeiro federal aos municípios e monitora sete indicadores de saúde: consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente, acompanhamento de pessoas hipertensas, e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Fonte: Da Redação | Foto: Ascom/PMVC