As cidades de Jaguaquara e Maiquinique, ambas localizadas no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu parte do estado no fim de semana. Segundo a Defesa Civil (Sudec), 55 municípios baianos foram atingidos pelos temporais até a manhã desta segunda-feira (13), a maioria com alagamentos.
Conforme o superintendente da Sudec, Heber de Souza Santana, as chuvas fizeram com que a Bahia registrasse mais de 400 pessoas desalojadas e mais de 100 desabrigadas até o início da tarde desta segunda.
“Nós temos 468 desalojados, que são aqueles que devem sair temporariamente de casa, e 102 desabrigados, aqueles que no primeiro momento, não vão voltar e precisam de um abrigo da prefeitura ou até Governo do Estado para que possam passar esse momento”, explicou o superintendente do órgão.
Em Itapebi, de acordo com a Sudec, 300 pessoas ficaram desalojadas, 50 desabrigadas e mil foram afetadas.
De acordo com a Prefeitura de Jaguaquara, as fortes chuvas fizeram com que 62 pessoas ficassem desabrigadas, 160 desalojadas, uma ficasse ferida e 49 imóveis fossem danificados.
Em Maiquinique, choveu 120 milímetros, sendo 75 em apenas três horas na tarde do sábado (11). A gestão municipal estima que 2 mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos e seis famílias ficaram desalojadas.
“Estamos em alerta. Ontem me reuni com toda a equipe de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias… Nós temos recursos para apoiar prefeituras que precisem pagar aluguel para as pessoas desabrigadas, cestas básicas”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Outra cidade que registrou fortes chuvas desde sexta-feira (10) foi Poções. O município não decretou estado de emergência, mas registrou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro mais afetado pela chuva foi Lagoa Grande. As pessoas resgatadas foram levadas para um abrigo provisório.
Durante a madrugada desta segunda-feira (13), também houve forte chuva em Jequié e Vitória da Conquista, que registrou quedas de árvores e asfaltos cedidos.
Fonte: G1 BA | Foto: Reprodução/Redes Sociais