Mais de 1,2 milhão de famílias baianas ainda não utilizam desconto na conta de luz, alerta Coelba
Dia a Dia Economia

Mais de 1,2 milhão de famílias baianas ainda não utilizam desconto na conta de luz, alerta Coelba

A Neoenergia Coelba estima que mais de 1,2 milhão de famílias na Bahia têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão inscritas no programa. O benefício garante até 65% de desconto na conta de luz para cidadãos registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que possuem Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB).

O levantamento, feito pela própria distribuidora com base em dados do Ministério da Cidadania e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aponta que os municípios com maior número de famílias aptas, mas não cadastradas, são Salvador (234.124), Feira de Santana (34.721), Camaçari (25.449), Vitória da Conquista (21.871) e Juazeiro (19.664).

O benefício da Tarifa Social não se restringe ao titular da conta de energia. Todos os moradores da residência podem ser considerados, desde que atendam aos critérios exigidos. Em casos em que o responsável pelo benefício social não é o titular da fatura — como em situações de aluguel ou moradia cedida —, é necessário informar a distribuidora sobre a condição para regularizar o cadastro.

A adesão ao programa não interfere em outros benefícios recebidos pelo governo federal.

A solicitação pode ser feita por diversos canais: pelo WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), pelo site oficial (www.neoenergia.com), pelo telefone 116 (ligação gratuita) ou presencialmente nas lojas de atendimento. O consumidor precisa apenas informar o número do NIS. Não há prazo limite para aderir ao benefício.

Fonte: Metro1 | Foto: Divulgação/Coelba