Maio da Diversidade: sarau cultural encerra campanha de combate ao preconceito e à discriminação contra LGBTQIAPN+
Dia a Dia Poder

Maio da Diversidade: sarau cultural encerra campanha de combate ao preconceito e à discriminação contra LGBTQIAPN+

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu uma série de atividades de promoção da igualdade e do respeito à comunidade LGBTQIAPN+ em diferentes territórios do município. Essas ações integram a programação da campanha Maio da Diversidade, que chegou ao fim, nesta quarta-feira (29), com a celebração de um sarau cultural, realizado na Praça Nove de Novembro.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, o sarau contou com o apoio do coletivo Multiverso Cultural e teve como objetivo dar visibilidade aos artistas LGBTQIAPN+ de Vitória da Conquista.

O secretário da Semdes, Michael Farias, pontuou os avanços que este público tem conquistado no município. “A Prefeitura vem intensificando suas ações, tanto de prevenção quanto na garantia do atendimento especializado diante de toda e qualquer situação de violação de direitos humanos. Isso é possível graças ao nosso Centro Integrado de Direitos Humanos, que oferta atendimentos psicológicos e jurídicos específicos para as demandas deste público. Além disso, nós temos facilitado a ocupação desses espaços como forma de reafirmar esse nosso compromisso de enfrentar toda forma de preconceito”, destacou Michael.

No evento, foram realizadas performances, feira de economia criativa e apresentações musicais com Didi Novais, Caio Oliveira, Nandi, Karol Ivo, Há Vida em Marte, Ítalo Silva e Hotel Mambembe. “Esse é o momento da gente celebrar o que a comunidade LGBTQIAPN+ de Vitória da Conquista tem de talento, para dar voz e visibilidade a esses artistas. A gente entende que é o momento de trazer a cultura diversa para esse espaço, por isso, nós reunimos aqui artesãos, pintores, grafiteiros, doceiros, poetas, dubladores, para falar um pouco dessa comunidade”, explicou o coordenador da pasta LGBT, José Mário Barbosa.

Segundo a coordenadora do Multiverso, Renata Barreto, o sarau é um espaço inclusivo que busca ressaltar o que tem de melhor na comunidade LGBTQIAPN+. “É o nosso segundo Maio da Diversidade e, desde o ano passado, foi muito importante e emocionante. A gente ocupou uma parte central da cidade, com um contexto LGBTQIAPN+, fazendo um evento contra a violência, contra o preconceito. Tem famílias, crianças, todo mundo junto mostrando o que cada um tem de melhor. Então é na diferença que a gente se encontra”, disse Renata.

Bartira Hitakia é uma das artistas que esteve presente no sarau com a exposição de miniaturas personalizadas. Segundo ela, desenvolver eventos culturais voltados especificamente para o público LGBTQIAPN+, no Centro da cidade, é também uma forma de incentivar os artistas da comunidade. “Estar aqui é simbólico demais, a gente está mostrando pra cidade que nós existimos, então quebra também um pouco do estereótipo e mostra que a comunidade LGBT é múltipla e está em todos os lugares. A gente está trazendo arte para a praça, enquanto celebra a diversidade e isso é importante para que todos entendam que cada um é único e que todos têm que ser respeitados dentro da sua realidade”, afirmou Bartira.

Este ano, a campanha do Maio da Diversidade teve como tema “Somos contra a discriminação e o preconceito”. Por meio dela, desde o dia 17 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, a Prefeitura realizou palestras e apresentações artísticas sobre temáticas diversas, como: O tabu do HIV no século XXI, Saúde mental na comunidade LGBTQIAPN+, Diversidade sexual e de gênero e os desafios nas escolas, Feira da diversidade e empregabilidade, entre outros.

 

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC