Léo Gamalho marca aos 40, Vitória vence a Chapecoense e fecha 1º turno na liderança da Série B
Esporte e lazer Futebol

Léo Gamalho marca aos 40, Vitória vence a Chapecoense e fecha 1º turno na liderança da Série B

O Vitória fechou o primeiro turno da Série B com chave de ouro. Diante de seu torcedor, o Rubro-Negro bateu a Chapecoense, por 1 x 0, na noite desta segunda-feira (24), e segurou a liderança na tabela. No Barradão, Léo Gamalho cumpriu o papel de homem de área e marcou o único gol da partida após os 40 minutos da segunda etapa.

O Leão foi a 37 pontos com o resultado positivo na 19ª rodada da competição e fica a um ponto de diferença do vice-líder Novorizontino – sinal de que a próxima metade da Segundona promete continuar embolada.

Fora de casa, o Vitória abre o returno contra a Ponte Preta. As equipes se enfrentam às 18h do próximo domingo (30), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). A partida é válida pela 20ª rodada do campeonato.

O JOGO

Primeiro tempo

Tudo igual no Barradão. O Vitória apostou na construção trabalhada das jogadas, mas tinha dificuldade de furar a linha defensiva da Chapecoense e chegar à area alviverde. O visitante, recuado, tentou ameaçar nos contra-ataques. Após os 30, a Chape começou a sair mais para o jogo e chegou a incomodar a defesa rubro-negra em boas oportunidades. Apesar da posse de bola do Leão, quem chegou mais perto de abrir o placar foi o time catarinense, com, inclusive, uma bola na trave. A melhor chance do Vitória só veio nos acréscimos, mas sem gol.

Bruno Nazário chegou pela esquerda e finalizou de dentro da área aos sete minutos. Lucas Arcanjo bateu roupa e a defesa rubro-negra afastou o perigo.

Aos 15, Mateus Gonçalves dominou de costas para o gol, girou, limpou a marcação na entrada da área e chutou rasteiro no canto esquerdo do gol da Chape.

Bruno Nazário levantou na área em cobrança de falta aos 29, a bola passou por Railan e ficou com Cristiano. O camisa 6 finalizou sem ângulo e mandou pela linha de fundo.

Marco Antônio foi lançado, pelo lado esquerdo, nas costas da defesa rubro-negra. O camisa 97 tentou finalizar por cobertura, mas Arcanjo defendeu. A arbitragem apontou posição irregular do jogador da Chape.

Aos 41, Bruno Nazário cobrou escanteio e a defesa do Vitória tirou parcialmente. Felipe aproveitou o rebote na entrada da área e finalizou forte na trave esquerda de Arcanjo. Quase o primeiro da Chape!

Seis minutos depois, Yan soltou um foguete na entrada da área. Airton espalmou para o lado e a bola ainda bateu na trave. Melhor chance do Vitória.

Segundo tempo

O Vitória voltou do intervalo com superioridade na posse de bola, assim como na etapa inicial. No entanto, os ataques foram pouco eficientes até os 10 minutos – os últimos passes e as finalizações ficaram devendo na equipe rubro-negra. Logo em seguida, duas ótimas chances vieram dos pés de Léo Gamalho, em tentativa de meia-bicicleta, e da cabeça de Yan Souto após cobrança de falta. Em ritmo lento, o Rubro-Negro fez escolhas erradas quando avançava da intermediária para o ataque. Já a Chape teve uma ótima oportunidade para abrir o marcador, em contra-ataque aos 30. Na reta final, a estrela de Gamalho brilhou e o atacante fez o único gol da vitória do Vitória.

Aos dez minutos, Léo Gamalho quase marca um golaço. O atacante dominou de costas para o gol, após cruzamento de Yan Souto, e tentou uma meia-bicicleta para Airton fazer ótima defesa.

Três minutos depois, Mateus Gonçalves lançou bola na área e Yan apareceu para cabecear por cima do gol da Chapecoense.

Aos 31, Railan cruzou na área e, após bate-rebate, Zé Hugo finalizou em cima da marcação.

Nove minutos depois, Lucas Arcanjo saiu errado após bola mal recuada. Bruno Nazário limpou o goleiro e chutou por cima do gol em ótima oportunidade.

Na resposta, Railan avançou livre na ponta direita, aos 42, e cruzou na cabeça de Léo Gamalho, que testou bonito para dentro do gol da Chape – 1 x 0 para o Vitória.

FICHA TÉCNICA

Vitória 1 x 0 Chapecoense
Série B – 19ª rodada

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 24/07/2023 (segunda-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Luis Carlos de França Costa (RN)
Quarto árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Gol: Léo Gamalho (Vitória)
Cartões amarelos: Camutanga, Yan Souto, Léo Gamalho (Vitória) / Rodrigo Freitas, Cristiano, Marcinho (Chapecoense)

Vitória: Lucas Arcanjo; Yan Souto (Zé Hugo), Camutanga e Wagner Leonardo; Railan, Gegê (Rodrigo Andrade), Dudu e Felipe Vieira (Marcelo); Wellington Nem (Matheusinho), Mateus Gonçalves e Osvaldo © (Léo Gamalho). Técnico: Léo Condé

Chapecoense: Airton ©; Lucas Freitas, Bruno Leonardo e Rodrigo Freitas (Douglas Borel); Felipe, Dudu Vieira (João Igor), Giovanni Pavani e Cristiano (Rafael Ribeiro); Bruno Nazário, Marco Antônio (Marcinho) e Kayke (Maxwell). Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Fonte: Metro1 | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória