Na tarde desta segunda-feira (15), a Prefeitura Municipal participou da cerimônia de lançamento da 1ª Missa do Vaqueiro da Joia do Sertão Baiano, que aconteceu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, ainda em construção. A celebração está marcada para acontecer no dia 1º de novembro.
O prefeito em exercício, Aloisio Alan, participou da cerimônia acompanhado do secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, e de membros do governo. Também estiveram presentes os vereadores Luís Carlos Dudé, Fernando Jacaré, Cris Rocha, Subtenente Muniz, Ricardo Gordo, Paulinho Oliveira e Ricardo Babão, além de representantes de Lagoa Real, cidade que realiza há muitos anos a tradicional missa do vaqueiro. A apresentação artística ficou por conta de Rony Barbosa.
O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora Aparecida com apoio da Prefeitura, do Governo do Estado, do mandato do vereador Luís Carlos Dudé e do Tôa Tôa. O objetivo é arrecadar fundos para a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Vitória da Conquista.
Prefeito em exercício, Aloisio Alan destacou a importância dos vaqueiros para a cidade de Vitória da Conquista e a relevância de uma grande festa para dar início aos festejos do aniversário da cidade. “A expectativa é de uma grande celebração, que nós precisávamos, porque temos em Vitória da Conquista uma cultura muito grande do pessoal da vaquejada, junto com a comunidade católica. Essa missa com a cavalgada vai iniciar o mês dos festejos da nossa cidade, e creio que vamos criar uma tradição”.
Um dos articuladores para a realização dos festejos, o vereador Luis Carlos Dudé ressaltou a importância da missa para todo o povo nordestino. “Vamos fazer a Missa do Vaqueiro em prol da construção do santuário de Nossa Senhora Aparecida, que é a padroeira dos vaqueiros pelo Brasil e pelo mundo afora. E é uma responsabilidade grande para a gente abrir com esta grande festa a semana do aniversário da nossa Joia do Sertão baiano”.
Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e do Santuário em construção, Padre Alessandro Mendonça Nonato afirmou a importância de valorizar a fé por meio da figura do vaqueiro, tão importante para a região. “A Missa do Vaqueiro é originária do Nordeste, uma tradição que corre na veia dos nordestinos. Ao suscitarmos a missa aqui em Vitória da Conquista, temos a ideia de agregar os vaqueiros, também aqueles que levam o espírito de vaqueiro, para criar uma nova tradição na cidade. E também buscamos ajuda para construir essa igreja, que tem seus custos, e toda ajuda é sempre muito bem vinda”.
- Dudé
- Padre Alessandro
Falando em nome da Comissão de Construção e Festas, o casal Cláudia e Alan expressou a gratidão por todos que colaboram para a construção do Santuário. “É um motivo de grande alegria pra gente poder contemplar essa construção. Agradecemos a quem contribui com um pouco do seu salário, pois cada tijolo daqui representa um desses paroquianos e devotos de Nossa Senhora Aparecida. Também agradecemos muito à Prefeitura, aos vereadores e a todos que nos apoiam. Daqui a um ano vamos contemplar essa obra pronta”, disse Cláudia.
- Cláudia e Alan
A 1ª Missa do Vaqueiro da Joia do Sertão Baiano foi pensada como uma homenagem a uma figura tão importante na história de Vitória da Conquista — e de todo o Nordeste brasileiro —, que tem suas raízes na identidade sertaneja, ligada ao campo, ao trabalho duro, à música e à fé.
A celebração começará com uma missa aos pés do Cristo de Mário Cravo, a partir das 9h da manhã. Em seguida, os fiéis, vaqueiros, cavaleiros e amazonas sairão em cavalgada até o Parque de Exposições Teopompo de Almeida, que contará com shows de Rony Barbosa e Edigar Mão Branca. A entrada será com a doação de 1kg de alimentos não perecíveis.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC