Inscrições do curso de gestão escolar para rede estadual vão até quinta (29)
Dia a Dia Educação

Inscrições do curso de gestão escolar para rede estadual vão até quinta (29)

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até esta quinta-feira (29), as inscrições para o curso de gestão escolar com certificação em unidades escolares da rede estadual de ensino, conforme edital nº 12/2023. O curso é voltado para professores e coordenadores pedagógicos do quadro efetivo do magistério público do Estado da Bahia e tem o objetivo de contribuir no desenvolvimento das competências básicas para o exercício efetivo das funções de diretor e de vice-diretor, para atuação nas unidades escolares.

Serão oferecidas 13 mil vagas e as inscrições poderão ser feitas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Os requisitos mínimos para participação no curso são: ser ocupante de cargo permanente da carreira de magistério, enquadrando-se nos termos da Lei Estadual nº 10.963 de 16 de abril de 2008 e estar em efetivo exercício no âmbito da SEC; de mandato eletivo em entidade sindical; em qualquer órgão ou entidade da administração pública estadual, em atividade do regime de disposição; ou em cargo eletivo.

No momento da inscrição, o participante deverá optar por Núcleo Territorial de Educação (NTE) e município. Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número da matrícula, o número do CPF, a indicação do NTE e do município ao qual o participante pertence. O curso será ofertado na modalidade a distância por Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com cinco módulos de estudos e carga horária de 140 horas.

Para o primeiro acesso ao ambiente virtual do curso, o servidor receberá, por meio do e-mail registrado no endereço eletrônico divulgado, o nome do usuário e a senha inicial, antes do início do curso. Já para a realização do curso e da respectiva prova de certificação, o servidor deverá acessar o AVA, após a efetiva abertura do curso, em 26 de fevereiro de 2024, com previsão de conclusão em 22 de julho do mesmo ano. Os horários para acesso ao ambiente serão estabelecidos pelo próprio servidor, de acordo com sua disponibilidade, observados os cronogramas estabelecidos em cada módulo.

Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de duas provas objetivas, cada uma abordando o tema de um dos módulos estudados, de caráter eliminatório, de caráter eliminatório, sendo aplicadas em duas etapas. As provas serão disponibilizadas para realização na plataforma, no período de 12 a 19 de agosto de 2024.

Mais informações sobre o curso podem ser acessadas através do endereço http://www.educacao.ba.gov.br/certificacaodegestores.

Fonte: Ascom/SEC | Foto: Ascom/SEC