O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos fortes, com velocidade entre 60 a 100 km/h no litoral da Bahia e outros 13 estados.
Conforme o órgão, o índice pluviométrico em Salvador e nas regiões sul e recôncavo pode variar entre 50 e 100 mm por dia – a partir de 10 mm, é considerado volume alto. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro despejado em uma área de 1 metro quadrado.
O Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observar alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. “Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos”, diz o alerta.
As condições climáticas previstas podem causar, ainda, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o órgão.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está de plantão em regime de 24 horas para atender a possíveis chamados, através do telefone 199, cuja chamada é gratuita.
Cidades do interior alagadas
A cidade de Cícero Dantas, a cerca de 300 km de Salvador, registrou temporal na segunda-feira. Moradores fizeram vídeos de alagamentos em ruas e casas, e uma das imagens mostram forte correnteza. [Veja no vídeo acima]
Também na segunda, a Rua Pedro Sobral, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, foi tomada pela lama após uma chuvarada. Através de imagens enviadas por moradores é possível ver o local invadido pelo barro.
Conforme relato de moradores, a situação ocorreu depois de uma empresa privada ter desmatado parte da vegetação do local para uma obra, que não foi detalhada.
Quase três mil pessoas ficaram desalojadas após a forte chuva que atingiu a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, no final de semana. Ao menos cinco comunidades estão isoladas porque pontes na BA-001 ficaram bloqueadas.
Muitas ruas e casas tiveram inundações. Além dos desalojados, outros moradores perderam móveis, roupas e alimentos. A Prefeitura de Prado iniciou a arrecadação de donativos para apoiar as vítimas. As doações podem ser feitas na Escola Municipal Algeziro Moura, que fica na Rua da Matriz, Centro de Cumuruxatiba, além da Escola Municipal Jacy Ribeiro Có, que fica na Avenida Elísio Alves de Oliveira, bairro São Sebastião.
A cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia, também foi afetada pela chuva no final de semana. A prefeitura do município montou 13 alojamentos para cerca de 90 pessoas que ficaram desalojadas.
Outras cidades baianas que registraram fortes chuvas nos últimos dias foram Itabuna, Itanhém, Lauro de Freitas, Inhambupe e Alagoinhas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/N/L/DAGsSKRYqXuxAABgMHyA/ibicarai-2.png)
Fonte: G1 BA | Foto: Valma Silva/g1 BA