Idoso resgatado em Salvador estava há oito meses em cárcere privado
Justiça Policia

Idoso resgatado em Salvador estava há oito meses em cárcere privado

Um idoso de 75 anos resgatado na quarta-feira (3) por agentes da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) estava, há oito meses, sendo mantido em cárcere privado em uma casa no no bairro de Alto da Terezinha, em Salvador. A vítima foi identificada como Mestre Lourimbal, e é instrumentista.

Além do encarceramento, o senhor, que sofre de Alzheimer, também foi vítima de estelionato e apropriação de bens. Uma denúncia levou os policiais da Deati ao caso.

Nesta quinta-feira (4), o delegado Ricardo Amorim, do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), concedeu entrevista coletiva para detalhar o resgate.

Segundo o delegado, a pessoa que mantinha o idoso em cárcere era uma mulher sem grau de parentesco com a vítima. Ela segue foragida. “Ela teria localizado o idoso na rua e levado ele para esse imóvel”, disse o delegado. Ele detalhou ainda que a casa possui muitas correntes, grades e que o senhor era mantido em condições insalubres.

“Ele dormia em uma cama de madeira que não tinha nem colchão. A gente conseguiu resgatar a vítima e levá-lo para um lar de idosos para que ele possa ser cuidado”, detalhou o policial.

A Polícia chegou ao cativeiro através de denúncias anônimas e de informantes que procuraram os investigadores para relatar o que se passava no imóvel. “Na quinta-feira passada [28/12] recebemos a denúncia, fizemos campana para localizar as pessoas e a casa, até que a gente chegou até o local e fez o resgate”.

Outras vítimas

A Polícia Civil investiga um histórico de atuação da sequestradora no Subúrbio, sempre mantendo idosos em cárcere e se apropriando dos ganhos deles, como aposentadorias e pensões. Ela já teria feito ao menos cinco vítimas nessa mesma casa, no Alto da Terezinha.

A suspeita agia levando as vítimas para dentro da sua casa, geralmente pessoas em situação de vulnerabilidade e problemas de saúde, e, uma vez por mês, seguia com os idosos até bancos para fazer a retirada dos benefícios previdenciários. Em seguida, voltava com eles para o imóvel usado como cativeiro.

Maus tratos

Mestre Lourimbal, ainda segundo o delegado, estava com um quadro de magreza, alternando lucidez e confusão mental, mas, de modo geral, seu estado de saúde é estável. “Não precisamos encaminhar para UPA, mas seguimos fazendo seu acompanhamento”.

As vítimas da sequestradora sofriam violência psicológica e restrição alimentar. “Eles passavam fome dentro dessa casa, não tinham um local adequado para dormir. Era uma situação muito grave por ser pessoas de mais idade e com uma situação física e psicológica mais abalada. Se esse senhor permanecesse lá mais tempo, possivelmente ele chegaria a um quadro ainda mais grave”, disse Ricardo Amorim.

A Polícia conseguiu entrar em contato com familiares do idoso resgatado para entender como ele foi vítima desse sequestro. Uma irmã do de Lourimbal informou aos policiais que já estavam à procura dele, e que ele vinha sofrendo problemas psicológicos.

“Esse idoso tem dois filhos. Um que mora em outro país e, portanto, ainda não conseguimos falar com ele. E outro que está em local incerto. Nos informaram que esse é um andarilho, sem residência fixa. Mas vamos continuar essa busca para que possam ter familiares que façam esse acompanhamento e ajudem a manter a sua integridade física e psicológica”.

Fonte: Correio24hrs | Foto: Haeckel Dias/Divulgação