Com a proximidade da estação das chuvas, que deve se intensificar entre os meses de outubro e novembro, a Prefeitura de Vitória tem mobilizado diversos setores em ações de caráter preventivo. A maior parte dessas iniciativas ocorre na infraestrutura das vias públicas do perímetro urbano e da zona rural.
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) se dedica à limpeza de canais pluviais na cidade. Duas equipes, totalizando pelo menos 30 servidores, trabalham na desobstrução dos canais existentes em locais como os bairros Santa Cecília, Vila Serrana e Bruno Bacelar, além dos que ficam nas avenidas Brumado e Luís Eduardo Magalhães, e ainda em outras tubulações espalhadas por várias regiões do município.
“Sabemos que estamos nos aproximando de um período de chuvas, e é importante esses canais estarem limpos para que não aconteça nenhum tipo de obstrução no percurso da água”, observa o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza.
Ações em áreas urbanas e rurais
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) também tem se envolvido na preparação do município para receber as próximas precipitações. “Estamos trabalhando na limpeza de canais no caminho natural das águas, desobstrução de bocas de bueiro e patrolamento em vias, direcionando as águas pluviais para os canais”, informa Jackson Yoshiura, secretário municipal de Infraestrutura Urbana.
Esse trabalho já foi executado no bairro Campinhos e no loteamento Leblon, e está em andamento em locais como Vila Elisa, Chácaras Imperial, Bateias 2 e a região da baixada dos bairros Jurema e Alegria. Outras localidades urbanas e rurais já estão incluídas na programação da Seinfra, da qual constam os seguintes serviços, entre ações concluídas e em andamento:
- Limpeza de canais naturais de drenagem pluvial nos povoados de São João da Vitória (Batuque) e Vereda do Progresso, e também do aterro localizado em área próxima à lagoa de detenção de Itapirema.
- Pavimentação e recuperação de parte do canal de drenagem do distrito de Inhobim.
- Limpeza do canal de drenagem pluvial dos bairros Campinhos e Simão.
- Abertura de canal natural na Lagoa das Flores (agendada para a próxima semana).
- Limpeza dos canais de drenagem do distrito de Pradoso (agendada para a próxima quinzena).
- Recuperação de grelhas e PV’s na zona urbana de Vitória da Conquista.
Defesa Civil e as ações estratégicas
Entre outras divisões administrativas, a mobilização envolve ainda a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Compdec), cuja equipe tem participado de um ciclo de reuniões entre setores do Governo Municipal, a fim de articular estratégias para o enfrentamento de possíveis desastres decorrentes das chuvas. Além da elaboração de planos de ação, esses encontros envolvem também momentos de capacitação em que os servidores aprendem sobre como atuar em situações de emergência.
A Compdec já se reuniu com representantes das secretarias municipais Sesep e da Seinfra, além de equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e das unidades rurais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, a adoção de medidas preventivas foi um pedido da prefeita Sheila Lemos, com base no que a população enfrentou nos últimos dois anos, quando os volumes de chuva estiveram bem acima do que era esperado e provocaram prejuízos em diversas áreas do município.
Fonte: PMVC | Foto: PMVC