O jornal Impacto tem o prazer e a satisfação de anunciar, o maior evento junino do interior da Bahia. O Ticomia nasceu em 1987 com a cobertura exclusiva do jornal Impacto, que em sua edição de número 2 publicou em paginas duplas, o início do evento junino que hoje se consolidou em uma verdadeira festa de atrações forrozeiras sem sair do ritmo. “Eu fico emocionado em ter participado e prestigiado está cidade bacana chamada Ibicuí e essa família, que não poderia ter outra assinatura, os Dourados, que realmente brilha para o mundo, realizando um evento onde todos participam democraticamente, ocupando o espaço democraticamente “Pontuou Tico Oliveira que está comemorando 36 anos de jornal Impacto . Parabenizando o evento Tico Mia”.
Quando o assunto é São João, as atenções se voltam para o Forró Ticomia, uma das maiores festas de camisa do Brasil. Em 2023, a festa completa 36 anos, mantendo em sua essência, a conservação e o respeito às tradições juninas do Nordeste brasileiro. Esse ano, o Ticomia será realizado no dia 24 de junho, na Fazenda Eldorado, na cidade de Ibicuí-BA, o mesmo local desde a sua primeira edição.
Com o objetivo de preservar os costumes e ritmos da maior celebração do Nordeste, a festa tem no autêntico forró o seu maior combustível. Por isso, a edição 2023 do Ticomia reunirá grandes atrações do cenário nacional: Dorgival Dantas, Zé Vaqueiro, Iguinho e Lulinha, Calcinha Preta, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Luan Estilizado e Lordão.
Segundo Raul Dourado, um dos organizadores do evento, são esperadas mais de 15 mil pessoas, de diferentes estados e regiões do país. “Temos a expectativa de fazer uma edição histórica, que vai reunir uma verdadeira nação forrozeira, para curtir uma festa marcada pela tradição, cultura e alegria”, declarou.
Para realizar o Ticomia, Raul Dourado explica que a produção procura aliar a tradição aos conceitos de modernidade, que garantem um evento completo para os amantes do forró. Neste sentido, em sua estrutura, o Ticomia reforça o clima junino com um espaço alternativo, apelidado de “Vila do Forró”, onde várias bandas se apresentam em um coreto, trazendo o autêntico forró pé-de-serra com músicas consagradas pelos grandes nomes: Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Flávio José, entre outros.
Sem camarotes ou áreas separadas, o Ticomia é considerado um evento democrático, que oportuniza uma máxima interação entre os foliões. De acordo com Lourival Dourado Filho, o Douradinho, que é um dos fundadores do evento, essa proposta visa manter a essência de uma verdadeira festa de São João. “Buscamos promover uma experiência única por meio da qual ainda é possível viver as raízes de um nordeste junino, onde amigos podem se reunir com um único intuito: se divertir”, garante.
Considerado um dos diferenciais do Forró Ticomia, o mega serviço coloca à disposição do público comidas dos mais variados tipos, como: tapioca, pamonha, amendoim, milho cozido, crepe, tapioca recheada, churrasquinho, acarajé, abará, porco no rolete, costela bovina no rolete, queijo coalho, doces, entre outras. O evento ainda oferece uma grande variedade de bebidas, como: sorvete de cachaça, cerveja, licor, água, refrigerante, cachaça, coquetel de frutas, caldo de cana, água de coco e muitas outras.
Ao reunir tantos atrativos e manter a tradição, a cultura e o legado do verdadeiro São João mesmo em tempos de esquecimento, o Ticomia conecta milhares de corações nordestinos movidos pelo forró. Para quem já colocou na agenda o dia 24 de junho, a expectativa é como a letra da música “Anunciação” do ilustre Alceu Valença: “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”.
Fonte: Blog IPolitica