Segue o líder! Para se manter firme na ponta da tabela da Série B, o Vitória fez o dever fora de casa ao bater o Ituano por 2 x 0 nesta sexta-feira (22). Matheus Trindade abriu o placar no comecinho do primeiro tempo, e Iury Castilho, no apagar das luzes, marcou para garantir os três pontos do Leão no Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).
Depois de encerrar um jejum de quatro partidas como visitante, o Rubro-Negro baiano foi a 55 pontos na 29ª rodada. São cinco de vantagem para Guarani e Sport – segundo e terceiro colocados da competição – que ainda entrarão em campo neste sábado e podem diminuir a diferença.
O Vitória volta a defender seu posto daqui a uma semana (29). Pela rodada 30, o time baiano recebe o Tombense no Barradão, às 21h30.
O JOGO
Primeiro tempo
O jogo começou brigado no Novelli Júnior, com marcação pesada dos dois lados. As primeiras chegadas vieram com chutes de fora da área de Ituano e Vitória. No entanto, o time baiano provou que realmente fez as pazes com a bola parada e inaugurou o marcador em desvio de cabeça de Matheus Trindade logo aos seis minutos. O Galo de Itu, por outro lado, não se abateu e passou a pressionar a saída de bola do Leão. O Vitória continuou em busca do segundo gol e conseguiu segurar as chegadas do Ituano, que não ameaçou com oportunidades claras até os 46. Em chute forte de fora da área, Yann Rolim obrigou Arcanjo a fazer ótima defesa para evitar o empate.
Aos seis minutos, Osvaldo cobrou falta e Matheus Trindade subiu para resvalar de cabeça e abrir o placar no Novelli Júnior.
Após boa jogada de Mário Sérgio e cruzamento de Wesley aos 15, a bola sobrou para Yann Rolim chutar sem ângulo. Lucas Arcanjo defendeu sem dificuldade.
Aos 29, Osvaldou cobrou falta fechada na entrada da grande área, mas mandou por cima da meta de Jefferson Paulino, goleiro do Ituano.
Pacheco cruzou aos 36, Arcanjo afastou mal, a bola sobrou para Wesley, que levantou na área. Hélio Borges tentou um voleio, mas mandou pela linha de fundo.
Aos 46, Yann Rolim driblou Rodrigo Andrade e chutou forte de fora da área. De olho no lance, Arcanjo espalmou e evitou o empate.
Segundo tempo
A partida voltou faltosa, com dois cartões amarelos no primeiro minuto de jogo, mas, diferente da etapa inicial, não teve a mesma intensidade. O Vitória administrava a vantagem no placar. Já o Ituano tinha mais volume de jogo, pressionava, no entanto, não conseguiu ser eficaz. Várias chegadas, mas nenhuma chance clara de gol até os 37, quando Matheus Cadorini apareceu na cara do gol para boa defesa de Lucas Arcanjo. Nos acréscimos, o Leão superou o Galo de Itu para sacramentar a vitória com gol de Iury Castilho. Melhor para o visitante!
Aos 20 minutos, Pacheco cruzou da direita para Matheus Cadorini cabecear fraco. Arcanjo defendeu sem sustos.
Osvaldo lançou Léo Gamalho aos 23, que fez boa jogada para Iury Castilho finalizar para fora. O lance, porém, foi anulado por impedimento do centroavante.
Aos 32, Osvaldo pegou a sobra após Gamalho escorar de cabeça e arriscou de fora da área. A bola passou por cima da meta do Ituano.
O Galo de Itu chegou com perigo aos 37 após corte errado de Yan Souto. A bola sobrou e Emerson Urso tocou para Matheus Cadorini ficar na cara do gol. O camisa 9 dominou e chutou para ótima defesa de Arcanjo.
Aos 44, Mateusinho cobrou escanteio pelo lado direito, Wagner Leonardo cabeceou para o chão e a bola encobriu a meta dos paulistas.
Dois minutos depois, o segundo do Vitória! Após tentativa de passe para Léo Gamalho, Iury Castilho recuperou a bola, driblou a marcação e chutou rasteiro para ampliar a vantagem do visitante.
FICHA TÉCNICA
Ituano 0 x 2 Vitória
Série B – 29ª rodada
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: 22/09/2023 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
Quarto árbitro: Thiago Lourenço de Mattos (SP)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Gols: Matheus Trindade, Iury Castilho (Vitória)
Cartões amarelos: José Aldo, Rafael Pereira, Emerson Urso, Felipe Saraiva (Ituano) / Railan, Lucas Arcanjo (Vitória)
Ituano: Jefferson Paulino; Pacheco, Rafael Pereira ©, Marcel e Mário Sérgio; José Aldo (Quirino), Rafael Carvalheira (Marthã) e Yann Rolim (Emerson Urso); Hélio Borges (Felipe Saraiva), Wesley Pomba (Kaique Clemente) e Matheus Cadorini. Técnico: Marcinho
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan (Yan Souto), Camutanga, Wagner Leonardo e Edson Lucas; Matheus Trindade (Dudu), Rodrigo Andrade (Marco Antônio) e Matheusinho; Osvaldo © (Zé Hugo), Mateus Gonçalves (Iury Castilho) e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé
Fonte: Metro1 | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória