O Parque Municipal Lagoa das Bateias foi palco da 2ª edição do Festival de Pipa, Pião e Gude (Pipigu), realizado nesse domingo (19), das 8h às 12h. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Coordenação da Juventude. A iniciativa resgatou brincadeiras tradicionais como soltar pipa, rodar pião e jogar gude, proporcionando uma manhã de diversão, nostalgia e convivência para crianças, jovens, adolescentes e suas famílias.
Parque Municipal Lagoa das Bateias
De acordo com o Coordenador de juventude, Luiz Augusto Cardoso, o Festival Pipigu tem como objetivo fortalecer os laços comunitários, valorizar a cultura lúdica e promover a integração entre diferentes faixas etárias. “O festival vem com o intuito de oportunizar a comunidade, os nossos jovens a ocupar os espaços públicos do nosso município com lazer. Então, o intuito é fazer com que esse encontro traga mais proximidade entre as pessoas, fortalecendo os vínculos e valorizando as tradições que nos conectam”, explicou o coordenador.
- Luiz Cardoso
O evento incentivou a convivência familiar e o entretenimento ao ar livre. Marcos Oliveira, morador do bairro Alto Maron, participou do Festival Pipigu acompanhado da esposa Thaisa e dos três filhos, Israel Lucas, João Jorge e João Igman. “Ontem a gente estava de fato em casa, a gente ouviu falar sobre o resgate de algumas brincadeiras da minha infância, aí hoje peguei meus meninos e trouxe aqui pra recuperar essa memória. A gente tá se divertindo, espero que isso aconteça mais vezes”, disse Marcos, destacando a importância de reviver essas brincadeiras.
Marcos ainda ressaltou o impacto positivo do evento para a comunidade como um todo. “Que possa chegar também em outras comunidades, que isso ajuda muito. Até mesmo para tirar essa galera da tela, é interessante trazer essas atividades novamente para as crianças”, afirmou, reforçando a necessidade de incentivar o contato presencial e a interação entre as novas gerações.
Marcos, Thaisa, João Igman, João Jorge e Israel
Para seu filho, Israel Lucas, 9 anos, o festival foi uma oportunidade especial para retomar uma diversão que ele já não praticava há algum tempo. “Faz um tempo que eu voltei a soltar pipa, hoje eu vim com meus pais e com os amigos deles. Aqui no festival voltei a brincar de novo, soltando pipa. Só coisa boa para aproveitar, nada de ruim! Tem brincadeiras, lugar para brincar, vôlei, futebol, basquete e muita gente legal que eu conhecia daqui”, disse.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC



