As violências contra a mulher sempre chamaram atenção de toda a sociedade, políticas têm sido implementadas para tentar diminuir esses dados absurdos, mas as estatísticas ainda são elevadas, e toda a sociedade precisa dar um basta urgentemente.
De acordo com dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória da Conquista, neste ano de 2023 já foram contabilizadas 1.243 ocorrências, sendo 214 lesões corporais, 03 tentativas de feminicídios e 02 feminicídios. As informações foram divulgadas em reportagem da TV Sudoeste.
Ainda de acordo com a reportagem, em Vitória da Conquista são centenas de medidas protetivas em atividade. A Ronda Maria da Penha, por exemplo, atende periodicamente a 240 mulheres, e neste ano de 2023 já foram solicitadas outras 812 medidas protetivas.
Em Vitória da Conquista a DEAM funciona no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), localizado na Rua Humberto Campos, bairro Jurema. O telefone para contato é (77) 3425-8369 ou podem fazer denúncias também pelo Disque 180.
Fonte: Da Redação | Foto: Adriana Pimentel / Arte: Flávia P. Gurgel