Estupiñan brilha, Bahia goleia o Jequié e é o primeiro finalista do Baianão 2024
Esporte e lazer Futebol

Estupiñan brilha, Bahia goleia o Jequié e é o primeiro finalista do Baianão 2024

Rumo ao 51º título! O Bahia venceu o Jequié e avançou para a final do Campeonato Baiano. Neste sábado (16), Oscar Estupiñan foi o destaque da partida e balançou as redes três vezes para ajudar o Tricolor a fechar o placar em 4 x 1 na partida de volta da semifinal – Rafael Ratão completou o marcador. No fim, Medina descontou para o Jipão.

O Esquadrão manteve o ótimo retrospecto em semifinais do Baianão na Fonte Nova – a equipe tricolor nunca perdeu nesta fase na Arena. Com o resultado, a equipe tricolor garantiu o segundo jogo da final em casa, independentemente do adversário.

Atual campeão do Estadual, o Bahia vai em busca do bicampeonato para ampliar seu domínio no Estado como maior vencedor da competição.

Na quarta-feira (20), o Esquadrão encara o Vitória pela Copa do Nordeste. O segundo clássico do ano será na Arena Fonte Nova, às 21h30, pela sexta rodada do Nordestão.

O JOGO

Primeiro tempo

Domínio completo do Bahia. O Tricolor tomou conta da primeira etapa: marcou em cima, teve a maior posse de bola e buscou construir o resultado. Antes dos 20 minutos, o Esquadrão teve diversas chances para abrir o placar. O Jequié tentou fechar os espaços e sair no contra-ataque, mas sem sucesso. A equipe tricolor teve um gol anulado aos 28 e só abriu o placar aos 40 minutos, com gol de Oscar Estupiñan após cruzamento de Biel – destaque da partida no primeiro tempo.

Aos seis minutos, Biel recebeu lançamento na entrada da área e tocou para Oscar Estupiñan, que chegou livre para bater. Porém, o centroavante chutou mal e mandou por cima da meta.

Aos nove, mais uma jogada de Biel, dessa vez pela esquerda. O atacante avançou até o fundo e cruzou para Luciano Juba, que limpou a marcação e chutou forte, mas foi travado pela zaga.

Pressão tricolor! Aos 11 minutos, de novo ele. Biel arriscou de fora e a bola passou rente à trave esquerda.

Aos 15, Luciano Juba cobrou escanteio, Marcos não conseguiu cortar e a bola ficou com Ademir. Com o goleiro no chão, o atacante tentou o arremate, mas não pegou bem e isolou a chance.

Aos 19 minutos, Estupiñan recebeu lançamento nas costas da marcação, driblou o goleiro, mas a finalização foi fraca e Jean afastou.

Defesaça! Aos 21 minutos, Biel cobrou falta rápida e deixou com Juba, que lançou para Ademir. De cara, o camisa 7 bateu, mas Marcos fez uma ótima defesa.

VAR em ação! Aos 28, Luciano Juba cobrou escanteio, David Duarte dividiu com o goleiro e, na sobra, Gabriel Xavier empurrou para as redes. Porém, o árbitro de vídeo acionou o juiz, que revisou o lance e anulou o gol por falta do zagueiro.

Aos 35 minutos, Biel lançou por cima, Yago Felipe saiu nas costas da marcação, mas na hora da finzalização foi travado pela defesa.

Gol do Bahia! Aos 40, pela direita, Biel fez o cruzamento na cabeça de Oscar Estupiñan. O centroavante subiu mais que todo mundo e testou forte para abrir o placar na Arena Fonte Nova.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, a partida recomeçou com uma “chuva” de gols. Logo aos três minutos, Oscar Estupiñan ampliou o marcador após cruzamento de Ademir e, em jogada parecida, o centroavante fez o terceiro dele e o do Esquadrão. O Tricolor seguiu com o controle das ações e marcou mais um com Rafael Ratão. Com o resultado garantido, o Bahia apenas administrou a partida sem nenhuma resistência do Jequié. No fim, o Jipão fez o seu gol de honra com Medina, mas não teve mais tempo para uma reação.

Gol do Bahia! Aos três minutos, Ademir avançou pela direita e cruzou na medida para Oscar Estupiñan, que cabeceou sem chances para o goleiro Marcos e ampliou o marcador.

Terceiro do Esquadrão! Aos cinco, jogada parecida com a anterior, mas dessa vez por baixo. Ademir tocou para Estupiñan, que dominou, girou e bateu forte para estufar as redes.

Aos 12 minutos, Biel cruzou na pequena área e Ademir completou, porém estava impedido e o gol foi anulado.

Mais um Bahia! Aos 18, Yago Felipe lançou na direção de Rafael Ratão, a defesa cortou parcialmente e, na sobra, o atacante soltou uma bomba para fazer o quarto do Esquadrão na partida.

Aos 23 minutos, Luciano Juba arriscou de longe e Marcos se esticou para espalmar o perigo para fora.

Gol do Jequié! Aos 44, Barrozo chutou cruzado e Adriel defendeu. No rebote, Medina só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Incrível! Nos acréscimos, Adriel saiu mal e perdeu a bola para Kaynan. Sozinho, o atacante finalizou, mas Gilberto salvou quase em cima da linha.

FICHA TÉCNICA

Bahia 4 x 1 Jequié
Campeonato Baiano – Semifinal (volta)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16/03/2024 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e José Carlos Oliveira dos Santos (BA)
Quarto árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior (BA)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)

Gols: Oscar Estupiñan (3x), Rafael Ratão (Bahia) / Medina (Jequié)
Cartões amarelos: Caio Alexandre (Bahia) / Espeto e Marcos Vinícius (Jequié)

Bahia: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Caio Roque (Marcos Victor); Caio Alexandre (Jota), Yago Felipe © e Biel (Thaciano); Luciano Juba, Ademir (Rafael Ratão) e Oscar Estupiñan (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni

Jequié: Marcos; Elivelton, Gabriel, Jean e Espeto (Medina); Azevedo, Guga (Caetano) (Marcos Vinícius) e João Grilo © (Guilherme); Capa, Kaynan e Alex (Vágner). Técnico: Gabardo Jr.

Fonte: M1 | Foto: Letícia Martins/EC Bahia