Esclarecendo as dúvidas sobre a vacinação contra gripe e Covid-19
Executivo Saúde

Esclarecendo as dúvidas sobre a vacinação contra gripe e Covid-19

Autor: Da Redação | Foto: Divulgação

Qual das duas vacinas devo tomar primeiro, contra a Covid ou gripe? O Ministério da Saúde recomenda dar prioridade à vacina contra a Covid-19. Se você faz parte de um dos grupos prioritários que estão incluídos nas duas campanhas, como idoso ou profissional de saúde, e tem perspectiva para se vacinar, aguarde para se vacinar contra a gripe após a vacinação contra Covid.

Tomei a vacina CoronaVac contra a Covid-19, quando posso tomar a vacina da gripe? O intervalo entre as duas doses dessa vacina é de 28 dias. Por isso, é recomendado que sejam aplicadas as duas doses da CoronaVac para completar o esquema vacinal, respeitar um intervalo mínimo de 14 dias após a 2ª dose, e só então se vacinar contra a gripe.

E para quem tomou a vacina de Oxford/Fiocruz, quando pode tomar a vacina da gripe? Como o intervalo entre as doses dessa vacina é maior (90 dias), a pessoa pode se vacinar contra a gripe 14 dias antes ou 14 dias depois da 1ª ou 2ª dose.

Posso tomar as duas juntas? Não. O Ministério da Saúde recomenda o intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra, pois ainda não há estudos que garantam a segurança e interferência da eficácia das vacinas em situações como essa.

Por que a vacinação não começou pelos idosos? Anualmente, é comum que a companha seja iniciada pelo grupo do idosos, mas, neste ano, por conta da vacinação da Covid-19 eles foram transferidos para a segunda etapa, a fim de evitar a confusão entre os calendários das duas vacinações.

Estou com sintomas de síndrome gripal, posso tomar a vacina? É recomendado o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela Covid-19 em atividade, para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais.

Se me vacinei contra a Covid, por que preciso me vacinar também contra a gripe? A vacina da Covid-19 não protege contra a gripe ou vice-versa. A vacinação contra a influenza ajuda a prevenir o surgimento de complicações decorrentes dessa doença, óbitos e reduzir o impacto sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Se você pertence aos grupos prioritários das duas campanhas deve tomar as duas vacinas.