Entrega da segunda etapa de revitalização do Parque Lagoa das Bateias emocionou moradores da Zona Oeste e visitante
Dia a Dia

Entrega da segunda etapa de revitalização do Parque Lagoa das Bateias emocionou moradores da Zona Oeste e visitante

A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou, na manhã desta terça-feira (2), novos espaços para a prática de esportes, na requalificação do Parque Municipal da Lagoa das Bateias. A estrutura conta com três equipamentos esportivos: um campo de areia, uma quadra poliesportiva e um campo de grama sintética. O parque ainda terá vila gastronômica, vila familiar, coreto com área contemplativa e outras intervenções. Até agora foram 234 mil metros quadrados de área revitalizada, mas a requalificação se estenderá aos 534 mil metros quadrados de área verde, que formam o Parque da Lagoa das Bateias.

A requalificação do Parque Municipal da Lagoa das Bateias tem o objetivo de transformar o espaço num local mais acolhedor para receber moradores de Vitória da Conquista e turistas. O local possui uma vista ampla para a lagoa, que agora possui um espelho d’água visível após a retirada das taboas, uma arborização e gramado eficientes para receber os visitantes e iluminação de qualidade. O investimento atual é de aproximadamente um milhão e meio de reais, e a previsão é que até fevereiro o investimento chegue a três milhões. 

A segunda etapa da obra está sendo executada pelo Governo Municipal em parceria com a VCA Construtora, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), e está incluída no maior pacote de obras da história do município: Acelera Conquista. Os espaços entregues neste feriado ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).

Mais conscientização

O projeto de revitalização foi iniciado em março de 2023. Na primeira fase da reforma, o foco foi a recuperação do local com a limpeza da vegetação, com a retirada de resíduos orgânicos, entulho e das taboas, e o surgimento do espelho d’água. A segunda etapa é composta de revitalização e obras, que começaram a ser entregues hoje pela prefeita Sheila Lemos. Em sua fala, ela enfatizou a importância do cuidado desta área de preservação ambiental e conclamou a ajuda da comunidade.

Prefeita Sheila Lemos

“É muito importante que a população usufrua dos espaços públicos cuidando dos espaços públicos. Nós estamos sempre tirando aqui toneladas de lixo e isso não é possível porque aqui é uma área ambiental. Então nós conclamamos a população para ser fiscalizadora deste espaço, que não deixe as pessoas jogarem lixo aqui, que não deixe ninguém vandalizar esses espaços. É um espaço público e o que é público é de todos nós e responsabilidade de todos nós também” assegurou a prefeita.

Secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos

Cuidado com a fauna e a flora

O trabalho de revitalização do Parque da Lagoa das Bateias também esteve sob os cuidados da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com supervisão da secretária Ana Cláudia Passos, que direcionou o olhar para a fauna e a flora da região, se preocupando com a biodiversidade do local, principalmente com as espécies de animais que vivem na região.

“Essa ação é importante para trazer a comunidade para usufruir do parque e também para que tenha conscientização e cuide desse ambiente, extremamente importante, uma área que tem uma gama de animais muito grande. Nós temos a presença de répteis, de mamíferos, de aves, diversos animais que vivem aqui, alguns migram para cá para reproduzir, a gente tem ninhais aqui. E também aqui temos uma afluente do rio Santa Rita, então é importantíssimo a preservação desse lugar. E isso foi uma atitude que a prefeita Sheila teve e que veio trazer só melhorias aqui para o ambiente, que está sendo muito produtivo, que vai trazer a população para cuidar da lagoa”, constatou a secretária.

Secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura

Espaço para todos

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana acompanhou o processo de elaboração do projeto e da execução da obra. O secretário Jackson Yoshiura enfatizou que esse projeto foi idealizado desde o período pandêmico, quando, junto com a prefeita, sonhou com a possibilidade de entregar mais um espaço público para todos os cidadãos conquistenses e turistas.

“O espaço da vila esportiva é o primeiro passo de todo o trabalho que está sendo feito, da infraestrutura ao redor dessa lagoa maravilhosa que foi brilhantemente recuperada por toda a equipe, comandada por Lucas Batista, que nos devolveu todo esse espelho d’água. Agora as equipes estão atuando na vila esportiva e a prefeita também já determinou o início das obras do espaço família e do espaço pet. Na sequência nós vamos ter também o espaço gourmet, e vocês podem ter certeza que não para por aqui”, ressaltou o secretário, que também agradeceu a parceria com a VCA Construtora e os vereadores que apoiaram o projeto.

Trabalho árduo

A equipe responsável pela primeira etapa da revitalização foi liderada pelo coordenador do Deserg, Lucas Batista. Segundo ele, o trabalho foi árduo, mas hoje faz sentido ao ver a população aproveitando o local. “Tivemos dias de lágrimas, dias de muito suor, dias de alegria, dias de festa. Foram 234 mil metros quadrados de área revitalizada da Lagoa das Bateias. São 534 mil metros quadrados de parque ambiental. Isso tudo foi feito porque a gente tem uma mulher à frente da gestão, que tem coragem e força para continuar. Então esse aqui é um lugar onde as pessoas vão vir com suas famílias, hoje nós estamos observando a quantidade de crianças e idosos que vem para cá fazer piquenique no dia a dia, caminhar e praticar esportes”, disse.

Mais dignidade para a população

O diretor da VCA Construtora, Jardel Cardoso Couto, demonstrou alegria por estar participando deste projeto grandioso, que visa unir os dois lados da cidade.  “A VCA está muito feliz porque acredita nessa integração da cidade, que até então não tinha sido pensada. Então acaba essa história de lado Leste e lado Oeste. Conquista é uma só. E aí, pensando nessa cidade, que já é grandiosa e a segunda melhor cidade do Nordeste em termos de qualidade de vida, eu tenho certeza que esse projeto aqui contempla a população de forma geral, as pessoas que muitas vezes não têm condição de desenvolver um esporte, por que não ter condição de pagar por isso. Eu entendo o que é trazer dignidade para essa população, é alternativa de lazer, de entretenimento e eu não tenho dúvida de que essa obra faz com que a cidade, agora, permeie cada vez mais de um lado pro outro”, afirmou o sócio da empresa.

Participação da Câmara

Estiveram presentes no ato da inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, e os vereadores Luís Carlos Dudé, Nelson de Vivi, Edjaime Rosa Bibia, Edivaldo Ferreira Júnior e Chico Estrela. Em nome da Casa Legislativa, o presidente parabenizou a obra realizada pelo Governo Municipal e enfatizou a importância da recuperação deste local que estava abandonado há muitos anos, e a participação da Câmara “Parabéns ao Governo Municipal pela revitalização da Lagoa das Bateias, que estava esquecida há mais de 10 anos, parabéns â Câmara, por acreditar nesse projeto. Hoje, a gente vê um espelho d’água, boas vibrações e correntes positivas, e pode dizer que ”, alegou Hermínio.

Patrimônio de todos

A vila esportiva também recebeu vestiários, academia ao ar livre, passeio com piso tátil no entorno dos espaços esportivos, banheiros, calçadas, além da revitalização da ciclovia, e instalação dos pontos de iluminação para que o espaço também possa ser utilizado durante à noite. O próximo passo é fazer um espaço para a família, de contemplação à natureza e área pet, seguida da vila gastronômica formada por quiosques e restaurantes. A Ordem de Serviço da terceira etapa da revitalização já foi assinada junto com a segunda etapa, sendo a última a construção da vila gourmet.

Espaço de lazer, esporte e geração de renda

Os equipamentos entregues hoje estão sob os cuidados da Sectel, que irá organizar os horários de reserva da quadra poliesportiva, da quadra de areia – que são quatro quadras em uma só, e também o campo de futebol soçaite. Durante o evento de hoje, três jogos de ‘babas’ de futebol aconteceram, além de competições de vôlei e beach tênis. Segundo o coordenador de Esportes, Luciano Pina, este vai ser mais um ponto importante da cidade, local de lazer, esporte e movimento da economia para os vendedores locais.

Luciano Pina na quadra poliesportiva

“É muito importante principalmente para os moradores aqui das Bateias e adjacências, porque eles vão poder ter o próprio local deles para praticar suas atividades esportivas, e também tem o parquinho, tem área de caminhada. Nós sabemos que jogos de campeonato além de ajudar o povo, ajudam a comunidade, porque o pessoal vende seu espetinho, vende seu refrigerante. Então terá muitas oportunidades para o pessoal que mora aqui próximo da Lagoa das Bateias”, afirmou o coordenador.

De acordo com o coordenador, o campo de futebol soçaite já recebeu 34 ofícios para reserva do local, restando pouquíssimos horários para oferecer. Desta forma, os horários foram divididos durante a semana com cinco ‘babas’ à noite e 11 no final de semana. A prioridade dos finais de semana são os jogos de campeonatos. A quadra poliesportiva e a quadra de areia, até o momento, não receberam nenhum ofício. Vale ressaltar que os interessados devem entregar um ofício no Estádio Edvaldo Flores para reservar os locais.

“De mãos dadas, nós crescemos e a cidade cresce e fica bela”, Jardel Pereira

Motivação esportiva e lazer

A entrega do espaço na manhã desta terça-feira foi um motivo de emoção para a atleta conquistense Suzy Ruas, que é moradora da região das Bateias e sempre praticou esportes no local. “É muito importante, estou super feliz, foi aqui onde tudo começou, meus primeiros passos eu dei aqui na Lagoa das Bateias. Eu vivi para ver isso, para ver minha Lagoa das Bateias se transformar. Hoje eu treino mais feliz, mais focada, com mais alegria e com mais ânimo para representar minha cidade. Foi aqui que eu virei atleta internacional, que eu represento em Vitória da Conquista. Então a palavra de gratidão à prefeita, a todos os organizadores, a toda a equipe”, afirmou a atleta, que também ressaltou a segurança do local, a iluminação e a estrutura de primeiro nível.

Suzy Ruas

As atletas Maria Clara, Sofia e Maria Luísa, jogadoras do time Minoneti, ambas de 16 anos, também expressaram sua alegria ao conhecerem o novo local para praticar vôlei. Maria Clara, residente do bairro Alto Maron, elogiou a qualidade da quadra poliesportiva e do piso antiderrapante. “Eu achei de qualidade, uma das melhores de Conquista em comparação a outras quadras de vôlei, de futsal, que têm por aí, esta é uma das melhores, o piso realmente está muito bom”. Residente no bairro Boa Vista, Maria Luísa concordou com a amiga e reforçou que mesmo morando longe vale à pena ir até o local, e que anteriormente treinavam no Estádio Raul Ferraz.

Moradora do bairro, Luana Moreira, de 36 anos, também elogiou o local. Ela disse que antes da reforma não passava muito pelo parque porque achava perigoso, atualmente se sente feliz em poder passear tranquilamente pelo local. “Pra mim é uma imensa felicidade, só tenho que agradecer a Deus e a nossa prefeita Sheila Lemos. Sonhamos muito com isso aqui, com essa revitalização e hoje o nosso sonho, a nossa realidade realmente saiu do papel”, apontou Luana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC