Enem: Participantes com doenças infectocontagiosas podem fazer nova prova
Educação

Enem: Participantes com doenças infectocontagiosas podem fazer nova prova

Autor: BNews | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão marcadas para acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital. Mas esse ano o governo federal decidiu que pessoas acometidas pela Covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação das provas para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para que seja garantido a reaplicação da prova, o participante deve informar que está com doente, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.

Podem solicitar a reaplicação quem tiver com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

A orientação é que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e a saúde coletiva.

Além de registra o ocorrido na página do participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep através do número 0800-616161 e relatar a condição, a fim de agilizar a análise do laudo pela autarquia.

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação documento legível que comprove a doença.

Na solicitação é preciso anexar nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição, código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinatura, identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.